7 de janeiro de 2025
Governo dos EUA anuncia acordo histórico de energia nuclear
Compartilhe:

A Administração de Serviços Gerais (GSA) dos Estados Unidos assinou um contrato de 10 anos no valor de US$ 840 milhões, visando fornecer 10 milhões de megawatts-hora de eletricidade, o que equivale ao consumo anual de mais de 1 milhão de lares.

A Constellation, que opera a maior frota nuclear do país, foi a empresa escolhida para cumprir o contrato, que inclui uma quantidade significativa de energia nuclear, cerca de 4 milhões de megawatts-hora.

Este acordo ocorre em um contexto de crescente demanda por eletricidade limpa, especialmente no setor de tecnologia, com o Vale do Silício voltando-se cada vez mais para a energia nuclear para abastecer data centers e instalações de IA.

Leia mais:

  • Mundo não terá energia suficiente para IA, alerta OpenAI
  • O que é um reator nuclear pequeno e como funciona?
  • Mistérios da fusão nuclear podem ser solucionados usando… maionese
Acordo também vai permitir que crescente demanda de energia de data centers e IA seja atendida – Imagem: Christian Schwier/Shutterstock

Incentivo para a indústria nuclear

  • O governo federal, como maior consumidor de energia do país, busca garantir preços estáveis e competitivos, além de incentivar a indústria nuclear nacional.
  • O contrato também vai permitir à Constellation licenciar usinas nucleares existentes e investir em novos equipamentos e tecnologias, resultando em uma capacidade adicional de 135 megawatts.
  • A GSA comprará 2,4 milhões de megawatts-hora dessa capacidade adicional, que se estende a 13 agências federais além dos prédios governamentais, como o Departamento de Assuntos de Veteranos e o Serviço Nacional de Parques.

O acordo da GSA visa oferecer estabilidade orçamentária às agências federais e proteger contra aumentos futuros de preços, dado o aumento da demanda por eletricidade, especialmente devido aos data centers e suas necessidades de energia.

A Constellation, que gera 10% da energia sem emissões de carbono dos EUA, também trabalha com fontes renováveis como hidrelétricas, energia solar e eólica, e tem como meta atingir 100% de energia livre de carbono até 2040.

Esse contrato é parte de uma tendência maior, com empresas como Microsoft, Google, Amazon e Meta fazendo acordos similares. Além disso, o governo Biden tem promovido a energia nuclear como parte de sua estratégia para a transição dos EUA para fontes de energia limpa e sustentável, com iniciativas como o empréstimo de US$ 1,52 bilhão para reiniciar uma estação de energia nuclear em Michigan.

Visão aérea de usina nuclear de Three Mile Island
Grandes empresas de tecnologia já estão costurando acordos similares, que as asseguram o fornecimento de energia nuclear (Imagem: Dobresum/Shutterstock)

O post Governo dos EUA anuncia acordo histórico de energia nuclear apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/03/pro/governo-dos-eua-anuncia-acordo-historico-de-energia-nuclear/