Nesta terça-feira (2), o governo federal anunciou que planeja garantir acesso à internet em todas as escolas públicas do Brasil até dezembro de 2026. A afirmação foi feita pelo Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações, durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
De acordo com o ministro, a estratégia envolve a utilização de infraestrutura de fibra óptica ou satélite. Além disso, o governo entende que a conexão de todas as escolas públicas é algo muito importante para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens.
Leia mais:
- Brasil demarca novos territórios indígenas e reforça iniciativa na COP30
- Anvisa proibiu venda de 25 marcas de azeite em 2025; veja lista completa e orientações
- Testando! Amazon já oferece internet via satélite para empresas
Ampliação da rede móvel e tecnologia 5G
Além da meta para as escolas, o ministro informou que a cobertura da rede móvel de quinta geração (5G) já ultrapassou 64% do território nacional, superando a previsão de 57% para 2027 feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em paralelo, o governo está concluindo as instalações da cobertura 4G em zonas rurais e distritos, alcançando localidades com menor densidade populacional.
“Em 2025, vamos conectar 1,5 mil localidades em distritos na zona rural com essa tecnologia para viabilizar a conectividade móvel para essa população. E no 5G, nos grandes centros, a gente já atendeu 67% do território previsto no edital”, afirmou o ministro.

Próximos passos e licitação para ampliar cobertura
O governo anunciou que pretende realizar, em janeiro, um novo leilão para a faixa de 700 MHz, com o objetivo de ampliar a capilaridade da rede móvel. O edital deverá contemplar localidades com ao menos 600 habitantes, promovendo a expansão da tecnologia 5G móvel.
O post Governo quer internet em todas as escolas públicas até fim de 2026 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/02/internet-e-redes-sociais/governo-quer-internet-em-todas-as-escolas-publicas-ate-fim-de-2026/
