24 de novembro de 2024
GPT-5 da OpenAI: o que esperar do novo modelo de
Compartilhe:

A corrida para desenvolver o modelo de inteligência artificial (IA) mais avançado continua intensa, com OpenAI competindo diretamente com empresas como Anthropic, Meta e Google. Após o sucesso do GPT-4, há uma grande expectativa em torno do GPT-5, que promete ser um avanço significativo.

No entanto, ainda é incerto se suas novas capacidades serão suficientes para destacar a OpenAI frente à concorrência.

Possíveis impactos do GPT-5

O lançamento do GPT-5 poderia ser um divisor de águas para a OpenAI, semelhante ao impacto causado pelo ChatGPT em 2022. Analistas da Enders Analysis, incluindo Hamish Low, destacaram em entrevista ao Business Insider que, se a OpenAI cumprir suas ambições, isso não só beneficiará a empresa, mas também poderá ter um impacto econômico mais amplo.

Entretanto, um desempenho abaixo do esperado pode ser prejudicial para a empresa, que está sob pressão para se manter na vanguarda da tecnologia de IA.

(Imagem: Below the Sky / Shutterstock.com)

Melhorias esperadas no GPT-5

Espera-se que o GPT-5 seja mais poderoso que seu antecessor, o GPT-4. Jake Heller, CEO da Casetext, uma ferramenta de assistência jurídica, compara em entrevista ao Business Insider a evolução de GPT-3 para GPT-4 a uma transição da “escola primária para a graduação”. No entanto, ele sugere que a transição para o GPT-5 será mais sutil, comparando-a a uma passagem da graduação para um programa de doutorado.

Uma das principais esperanças para o novo modelo é sua capacidade de realizar tarefas multi-etapas de forma mais eficiente e autônoma, o que poderia aumentar significativamente seu valor para profissionais jurídicos e outros usuários.

Janela de contexto e capacidades multimodais

Heller também espera que o GPT-5 possua uma janela de contexto significativamente maior, permitindo o processamento de blocos maiores de texto de uma só vez. Além disso, há uma expectativa de que o modelo tenha capacidades multimodais, podendo lidar com áudio, vídeo e texto de forma integrada, o que seria uma vantagem em várias aplicações, incluindo análise de provas em casos legais.

openai gpt-5
A expectativa é que o GPT-5 tenha capacidades multimodais. (Imagem: photosince / Shutterstock.com)

Leia mais:

  • ChatGPT: como alterar voz do assistente virtual
  • 5 dicas para se proteger ao usar ChatGPT, Google Gemini e outras IAs
  • Perplexity vs ChatGPT: qual IA é melhor?

Desafios de custo-benefício

Uma questão importante que se coloca é se as novas funcionalidades do GPT-5 justificarão o aumento nos custos. Hooman Radfar, CEO da Collective, uma plataforma de IA para empreendedores autônomos, aponta ao Business Insider que a decisão de adotar o GPT-5 dependerá de uma análise cuidadosa do custo-benefício. Radfar menciona que, em muitos casos, os modelos internos da Collective já superam o GPT-4 em desempenho.

Com o aumento da competição, as empresas estão cada vez mais focadas em oferecer modelos menores e mais acessíveis, e ainda não está claro se as melhorias do GPT-5 serão suficientes para atrair desenvolvedores preocupados com os custos.

O post GPT-5 da OpenAI: o que esperar do novo modelo de IA? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/31/pro/gpt-5-da-openai-o-que-esperar-do-novo-modelo-de-ia/