28 de fevereiro de 2025
Há algo de errado na Antártida – e isso traz
Compartilhe:

A Antártida é o local mais frio do mundo, mas nem isso faz ela escapar das ondas de calor. Recentemente o continente gelado viu sua temperatura subir até 10 °C acima do normal em algumas partes, mesmo sendo momentâneo, o calor antártico acendeu um alerta nos cientistas.

Os dados de julho do ano passando são alarmantes, em algumas partes da Antártida Oriental, onde as coisas deveriam ser mais geladas, as temperaturas subiram de -50 °C e -60 °C para algo entre -25 °C a -30 °C.

Ainda são temperaturas negativas, mas ainda muito acima do necessário para manter as coisas estáveis no continente e a instabilidade do gelo antártico tem consequências no mundo todo. Apenas o derretimento da chamada “geleira do Juízo Final, pode exemplo, pode elevar o nível do mar em 3,04 metros.

Desde 2022, foram duas ondas de calor atingindo a Antártida. Se essas ondas continuarem se repetindo, as consequências podem ser catastróficas. 

Crédito: International Polar Foundation/Divulgação

Onda de calor na Antártida deveria ser rara

Ondas de calor na Antártida não são inéditas, mas para elas aconteceram são necessários alguns fatores bem específicos, como uma ruptura do vórtice polar sul, o que faz com que esse aumento repentino das temperaturas aconteça aproximadamente uma vez a cada duas décadas, segundo especialistas.

No entanto, como mencionamos, o fenômeno já foi visto duas vezes desde 2022, algo definitivamente incomum. Enquanto no Ártico (Polo Norte), o vórtice polar se rompe com muito mais frequência e variações de temperatura são mais comuns, na Antártida (Polo Sul), o fenômeno é raro.

Leia mais

  • Efeitos do derretimento da Antártica serão catastróficos, alertam cientistas
  • Derretimento total da Antártica já tem data para acontecer – veja
  • Existe uma nova ameaça para a vida na Antártida, diz estudo

“Tenho certeza de que mais (impactos) surgirão com o tempo, à medida que entendermos (essa onda de calor) melhor, mas, no momento, o que estamos vendo é apenas um caso de espanto”, disse Thomas Bracegirdle, vice-líder científico da equipe de Atmosfera, Gelo e Clima do British Antarctic Survey à CNN.

O pesquisador alerta que as consequências a longo prazo já estão no horizonte e que os estudos recentes ainda não conseguem compreender com clareza o motivo da frequência das ondas de calor ter aumentado. Ou seja, tem algo errado na Antártida, e ainda não sabemos exatamente como isso está acontecendo.

Imagem: Eleanor Scriven – Shutterstock

“Tudo o que podemos dizer neste momento é que mais extremos de temperatura são o que esperamos (na Antártida) sob um clima em mudança, mas para este evento em particular teremos que estudar mais”, completou Bracegirdle.

Aliás, o aumento das temperaturas não está ocorrendo apenas no continente gelado, 2024 foi o ano mais quente já registrado e 2025 caminha para o mesmo destino se nada mudar até o fim do ano. 

“Nos últimos anos, eu diria que o sentimento era de que o Ártico é o lugar onde todas as mudanças rápidas estão acontecendo e (a mudança) estava acontecendo bem lentamente na Antártida”, afirmou à emissora americana David Mikolajczyk, meteorologista pesquisador do Centro de Pesquisa e Dados Meteorológicos da Antártida da Universidade de Wisconsin-Madison. “Mas este é apenas mais um evento que está mostrando que (a mudança) também pode acontecer rapidamente na Antártida.”

O post Há algo de errado na Antártida – e isso traz um alerta global apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/28/ciencia-e-espaco/ha-algo-de-errado-na-antartida-e-isso-traz-um-alerta-global/