A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos emitiu um comunicado na quarta-feira (26) informando que hackers invadiram equipamentos de transmissão de rádio no país para transmitir falsos alertas de emergência e mensagens obscenas.
O caso não foi o único recentemente. O órgão alertou para que as emissoras afetadas tomem precauções de segurança.
Hackers invadiram sistema de rádio nos EUA
A FCC publicou um aviso público alertando sobre uma “série recente de intrusões cibernéticas contra várias emissoras de rádio”. Os hackers teriam ativado o “Sinal de Atenção” do Sistema de Alerta de Emergência dos EUA, um som que precede anúncios oficiais sobre emergência, como terremotos e furacões.
Segundo o órgão, os invasores aparentemente comprometeram equipamentos mal protegidos da empresa de áudio em rede Barix. A partir daí, eles teriam reconfigurado o equipamento para receber áudio vindo dos próprios hackers, em vez da programação normal das emissoras.
A FCC escreveu que as emissoras afetadas “transmitem ao público um fluxo de áudio inserido pelo invasor que inclui um sinal de atenção real ou simulado e tons de alerta do EAS, além de linguagem obscena e outros materiais impróprios”.

Caso não é o primeiro
O comunicado do órgão ainda citou reportagens dos últimos dias sobre hackers invadindo transmissões de rádio nos estados do Texas e Virgínia para espalhar conteúdos preconceituosos e ofensivos.
A FCC recomendou que as emissoras tomem precauções de segurança para proteger suas redes, incluindo alterar senhas e realizar atualizações frequentes.
Contata pela Reuters, a Barix não respondeu a pedidos de comentário. No entanto, um caso semelhante aconteceu em 2016, no qual a empresa declarou: “A Barix gostaria de enfatizar que seus dispositivos são seguros para uso em transmissões quando configurados corretamente e protegidos com uma senha forte”.

Leia mais:
- Agentes de IA podem trabalhar para hackers — e nem sempre você percebe
- Vírus que se espalha pelo WhatsApp pode roubar dados bancários
- Como hackers usam IA em ciberespionagens?
- Hackers podem invadir redes celulares à distância, diz estudo
Hackers chineses usaram Claude para realizar ataques cibernéticos com apenas um clique
Mais cedo neste mês, um outro caso de hackers com alvo em uma empresa estadunidense veio à tona:
- Segundo a desenvolvedora Anthropic, hackers ligados ao governo da China usaram o Claude para automatizar ataques cibernéticos a corporações e governos;
- Jacob Klein, chefe de inteligência de ameaças da desenvolvedora, admitiu o problema e revelou que os agentes realizaram os ataques com “literalmente um clique de botão”;
- A Anthropic conseguiu interromper os ataques cibernéticos, mas só depois que os hackers já haviam feito quatro invasões bem-sucedidas;
- Foram cerca de 30 alvos, no total. A Anthropic afirmou que o governo dos Estados Unidos não foi uma vítima (mas não confirmou se estaria entre as tentativas mal-sucedidas).
Veja os detalhes neste link.
O post Hackers invadiram rádios nos EUA e transmitiram mensagens obscenas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/27/seguranca/hackers-invadiram-radios-nos-eua-e-transmitiram-mensagens-obscenas/
