Na noite desta sexta-feira, 19, por volta das 22h30 no horário de Brasília, aconteceu o quarto halving do bitcoin, evento que é muito esperado por especialistas e investidores. Nele, a emissão da principal criptomoeda do mercado deve ser cortada pela metade. Continue a leitura e saiba mais sobre o halving.
Leia mais:
- Bitcoin pode chegar a US$ 80 mil ainda neste ano? Corretora diz que sim
- Conheça os 10 maiores donos de Bitcoin no mundo
- Receita usa IA para identificar bitcoins não declarados em 2023
O que é o halving do bitcoin?
De forma simplificada, o halving do bitcoin é o evento no qual acontece o corte pela metade das recompensas de mineradores da criptomoeda. Isso faz com que a emissão de novas moedas seja reduzida ao meio. Assim, o bitcoin fica mais escasso.
Entenda o funcionamento da rede bitcoin
Para você compreender melhor o halving bitcoin, é necessário entender o funcionamento da rede do bitcoin. A criptomoeda foi criada como uma forma de provar que seria possível um sistema financeiro funcionar de maneira segura sem a presença de um banco central. Para isso, Satoshi Nakamoto fez uma rede descentralizada.
No seu funcionamento, há a tecnologia de “blockchain”, que serve como um “livro contábil”, onde são registradas as transações. Os registros do “blockchain” ficam espalhados por diversos computadores, responsáveis por registrar o envio e recebimento de valores.
O minerador é responsável por analisar uma transferência, conferindo se quem está repassando determinados valores, realmente tem a quantidade em conta. Além disso, ele verifica se os dados das pessoas envolvidas na transação estão corretos. Para fazer este trabalho, ele recebe uma recompensa a cada bloco verdadeiro que identificar.
Identificando que o bloco é verdadeiro, ele é colocado na rede do bitcoin e ganha um código criptografado. Isso garante a segurança da rede, pois para hackear qualquer bloco, a pessoa precisa descobrir a criptografia de todos os códigos que foram gerados antes. A cada bloco identificado como verdadeiro, o minerador ganha 6,25 bitcoins.
A recompensa vem caindo a cada halving
A cada halving do bitcoin, a recompensa dos mineradores é diminuída. Para se ter ideia, em 2008, eram 50 bitcoins por cada bloco minerado. Com o halving em 2012, passou a ser 25 bitcoins por bloco. Depois tivemos mais duas reduções:
- 2016, que passou para 12,5 bitcoins;
- 2020, que chegou em 6,25 bitcoins.
Nesta sexta, a remuneração vai começar a ser de 3,125 bitcoins por bloco minerado.
Por que o halving acontece?
A ideia do halving é manter o bitcoin escasso. Dessa forma, quanto maior a escassez dele, mais alto será o seu valor. A ideia é que o evento seja realizado até atingir o limite de 21 milhões de bitcoins em circulação. Ao chegar nessa quantidade, só será possível ter a moeda comprando ou ganhando de outra pessoa.
Após isso, o valor da moeda será estipulado pela lei da oferta e demanda: se mais pessoas estiverem procurando do que vendendo, maior será o preço. Ao contrário, o valor cai.
Quando é o próximo halving?
O halving do bitcoin não tem uma data e horário determinado para acontecer. De forma geral, ele ocorre quando 210 mil blocos são colocados na rede. Isso geralmente leva quatro anos para acontecer.
Sendo assim, com o próximo halving do bitcoin acontecendo em 2024, o próximo deverá ser em 2028. Para acompanhar em tempo real, você pode acessar sites especializados em dados de blockchain, como o CoinGecko, que criou uma contagem regressiva.
O post Halving do bitcoin: o que é e quando é o próximo? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/22/pro/halving-do-bitcoin-o-que-e-e-quando-e-o-proximo/