Nesta quarta-feira (11), durante a Reunião Anual de 2024 da União Geofísica Americana (AGU), em Washington, D.C., cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA anunciaram uma nova função para o helicóptero Ingenuity em Marte.
Isso porque, conforme noticiado pelo Olhar Digital, a missão foi oficialmente encerrada pela agência após um pouso forçado durante o 72º voo do equipamento, em janeiro, que o impediu de voltar a voar. Agora, o carinhosamente apelidado de “Ginny”, pode seguir contribuindo para a exploração do Planeta Vermelho.
Em poucas palavras:
- O helicóptero Ingenuity superou expectativas em Marte, realizando 72 voos, mesmo tendo sido projetado para apenas cinco;
- Após um pouso forçado que danificou os rotores, ele ganhará nova função, sendo transformado em uma estação meteorológica funcional;
- No entanto, o envio de seus dados à Terra depende da proximidade com o rover Perseverance, e o contato pode ser perdido em breve;
- O Ingenuity permanece como um marco da exploração espacial, abrindo caminho para tecnologias mais avançadas;
- A NASA revelou um novo conceito de helicóptero marciano com maior capacidade de voo e transporte de equipamentos.
Ele chegou em Marte em fevereiro de 2021 acoplado ao rover Perseverance, logo se tornando o primeiro veículo a realizar voos motorizados em outro mundo. Projetado inicialmente para apenas cinco voos experimentais, o helicóptero realizou 72, superando todas as expectativas.
Durante seu último voo, no entanto, falhas no sistema de navegação, causadas pela homogeneidade da superfície marciana, resultaram em um pouso brusco que danificou permanentemente os rotores do drone de 1,8 kg.
Felizmente, sabe-se agora que grande parte dos sistemas do helicóptero segue operacional. “Estamos orgulhosos em informar que, mesmo após o pouso forçado, a bateria e os sensores aviônicos do Ingenuity permanecem funcionais. Agora, ele atuará como uma estação meteorológica, registrando telemetria e capturando imagens diariamente”, explicou Teddy Tzanetos, gerente de projetos do Ingenuity, durante a apresentação na AGU.
Leia mais:
- Raios cósmicos podem dificultar a busca por vida em Marte
- “Pedacinho” de Marte na Terra traz indícios de antigas fontes termais favoráveis à vida
- Luas de Marte: mistério sobre a origem de Fobos e Deimos pode ter sido desvendado
Nova função do helicóptero Ingenuity em Marte é temporária
A nova função do Ingenuity inclui o monitoramento do clima marciano e o armazenamento de dados a bordo. De acordo com Tzanetos, o helicóptero possui cerca de 20 anos de capacidade de armazenamento, mas sua comunicação com a Terra dependerá da proximidade do rover Perseverance, que transmite os dados para a equipe de missão.
Atualmente, os dois veículos estão separados por cerca de 3 km, o que pode resultar na perda definitiva de contato em breve. “É provável que, no próximo mês, percamos o contato para sempre, a menos que uma futura missão tripulada ou de retorno de amostras possa recuperar esses dados”, comentou Tzanetos.
Embora não voe mais, o Ingenuity permanece como um símbolo do sucesso na exploração interplanetária. Durante a conferência, cientistas do JPL também apresentaram um novo conceito de helicóptero marciano, chamado Mars Chopper. O projeto, ainda em fase conceitual, prevê um modelo com seis rotores, capaz de transportar equipamentos científicos e cobrir distâncias de até três km em um único dia.
O helicóptero Ingenuity, que demonstrou a viabilidade de voos motorizados em Marte, abrindo caminho para avanços futuros, segue contribuindo para o entendimento do Planeta Vermelho, agora como uma estação meteorológica, reafirmando a expertise da NASA na exploração espacial.
O post Helicóptero que sofreu acidente em Marte pode assumir outra função no planeta apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/12/ciencia-e-espaco/helicoptero-da-nasa-assume-nova-funcao-apos-acidente-em-marte/