
À primeira vista, o eCopter, da startup FlyNow Aviation, não inspira muita confiança: como um helicóptero sem cauda conseguiria voar? Já é difícil entender como um helicóptero tradicional decola, imagine então um desses cortados ao meio…
Brincadeiras à parte, o eCopter voa e acaba de passar pelos primeiros testes de mobilidade na Áustria. O modelo data de 2021, quando a FlyNow Aviation lançou um protótipo no “laboratório”. Em 2023, ele decolou pela primeira vez, mas com amarras. E agora em 2025, ele finalmente deixou as amarras para trás.
Leia mais
- Serviço de carro voador está perto de virar realidade… em Dubai
- Drone com design inédito voa como helicóptero; testes são bem-sucedidos
- Conheça os helicópteros mais luxuosos (e caros) do mundo
Como você pôde ver pelas imagens, o eCopter permaneceu apenas em baixa altitude. E ele só deve alçar voos mais altos nos próximos meses, com estreia programada para 2027.
Para muitos, os carros voadores, ou os eVTOL (electric vertical take-off and landing), são o futuro da mobilidade. A aposta da FlyNow é um pouco diferente…
Como funciona o eCopter
- Para compensar a falta da cauda (e ajudar na estabilidade), o veículo possui dois conjuntos de hélices (rotores) superiores.
- Assim como em um helicóptero normal, elas giram em alta velocidade, o que permite que a máquina saia do chão.
- A FlyNow afirma que o seu eCopter pode atingir uma velocidade máxima de 130 km/h.
- E que ele voe a mais de 150 metros de altura, com baixas emissões e quase sem fazer barulho.
- Assim como um carro elétrico, o helicóptero elétrico não possui o ronco do motor.
- De acordo com os desenvolvedores, ele possui “o mesmo nível de ruído de uma máquina de lavar louça”.
- A expectativa é que a bateria do veículo suporte voos de 30 minutos ou até 50 quilômetros por carga.
- Ou seja, uma autonomia bem menor em relação aos helicópteros tradicionais, mas a empresa trabalha para melhorar essa marca.
Veículo do futuro?
A FlyNow acredita que o seu eCopter seja uma solução viável para o táxi aéreo em grandes metrópoles. A cabine é projetada para receber um ou dois ocupantes – ou para transporte de cargas.
O início das operações, aliás, será dessa maneira: transportando cargas de até 570 quilos em 2027. Quando a aeronave tiver acumulado mais de um milhão de quilômetros nessa função é que ela vai começar a transportar pessoas.
A FlyNow afirma que a sua invenção pode ocupar uma lacuna no quebra-cabeça das grandes cidades. Ela ajudaria a aliviar o congestionamento de carros, e não tiraria os helicópteros tradicionais do mercado, uma vez que voa bem mais baixo que eles.

E o mais importante, segundo a empresa, é que o eCopter reduz também a poluição e os gases que causam o aquecimento global – e a um custo relativamente baixo. Como já mostramos aqui no Olhar Digital, quem já está de olho nessa novidade é a Arábia Saudita.
As informações são do New Atlas.
O post Helicóptero diferentão faz voo teste na Áustria; assista apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/31/carros-e-tecnologia/helicoptero-diferentao-faz-voo-teste-na-austria-assista/