16 de dezembro de 2025
Histórico: primeiro foguete comercial decola do Brasil nesta quarta-feira
Compartilhe:

O Brasil dará um passo histórico em sua trajetória espacial nesta quarta-feira (17). Às 15h45 (horário de Brasília), o foguete Hanbit-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, deve decolar do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Este voo inaugural marca o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional, inserindo o país de forma definitiva no competitivo mercado global de lançamentos.

A missão, batizada de Operação Spaceward, é resultado de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Innospace, mobilizando cerca de 400 profissionais, entre militares brasileiros, civis e engenheiros sul-coreanos. Para as autoridades brasileiras, o evento simboliza mais do que um teste técnico; representa a consolidação de Alcântara como um polo estratégico internacional.

“Será um voo inaugural a partir do Brasil, simbolizando a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais”, destacou o coronel aviador Clóvis Martins de Souza, diretor do CLA. O major engenheiro Robson Coelho de Oliveira, chefe da Divisão de Operações do centro, reforçou: “É um marco que demonstra nossa maturidade técnica. Alcântara se firma como um polo estratégico, atraindo investimentos, empresas e inovação.”

Centro de Lançamento de Alcântara
(Imagem: INNOSPACE)

Foguete vai colocar satélites em órbita baixa

O Hanbit-Nano é um veículo de 21,8 metros de altura e 20 toneladas, com propulsão híbrida (combustível sólido e líquido). Sua missão será colocar em órbita baixa da Terra (a cerca de 300 km de altitude) um total de oito cargas úteis. A bordo estarão cinco pequenos satélites destinados à operação em órbita e três dispositivos experimentais.

Foto de cima da equipe da Operação Spaceward na frente do foguete HANBIT-Nano na Innospace na Base de Alcântara
(Imagem: Innospace)

A janela de lançamento se estende até o dia 22 de dezembro, oferecendo flexibilidade em caso de condições meteorológicas ou técnicas desfavoráveis. A operação já está em fase final: o foguete foi transportado para a plataforma de lançamento na manhã da última segunda-feira (15) e passou por uma série de verificações técnicas.

Leia mais:

  • Como a IA pode turbinar a nova era da exploração espacial
  • 10 curiosidades sobre a Base de Alcântara
  • Como funciona o lançamento de um foguete

Para a Innospace, empresa privada sul-coreana, o lançamento também é um divisor de águas. “Tem grande significado simbólico, pois marca o início de um serviço de transporte espacial utilizando um veículo de lançamento desenvolvido por uma empresa privada coreana”, afirmou o CEO da companhia, Kim Soo-jong.

O sucesso da Operação Spaceward tem o potencial de transformar o CLA em um hub competitivo para lançamentos comerciais, aproveitando sua localização privilegiada próxima à Linha do Equador — que oferece vantagens energéticas para certos tipos de missão — e abrindo caminho para novos acordos e investimentos no setor aeroespacial brasileiro.

O post Histórico: primeiro foguete comercial decola do Brasil nesta quarta-feira apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/16/ciencia-e-espaco/historico-primeiro-foguete-comercial-decola-do-brasil-nesta-quarta-feira/