O horário de verão já pode ter data definida para voltar: novembro deste ano. Por conta da estiagem que assola o Brasil, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está buscando formas de economizar energia e o retorno da medida é vista como solução de menor impacto inflacionário.
A informação foi antecipada pelo Poder360 – ainda sem confirmação do governo. O site também afirmou que a ideia de Lula é anunciar a volta do horário de verão na semana que vem, mas não descarta adiamento.
Horário de verão pode voltar ainda este ano
A possibilidade do retorno do horário de verão, que veio à tona em meados de setembro, pode acontecer devido à seca e à estiagem que assolam o País. Em entrevista ao Poder360, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira afirmou que o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 94 anos e nenhuma possibilidade poderia ser descartada.
Na ocasião, Silveira lembrou que a medida é necessária quando há risco de faltar energia, o que não é o caso. Em coletiva, ele afirmou que o retorno depende também de outros fatores e que medidas “que não vão impactar diretamente a vida de brasileiras e brasileiros” seriam avaliadas.
O governo Lula ainda busca mais formas de economizar energia. Por enquanto, o horário de verão é a alternativa de menor impacto inflacionário e sem efeitos colaterais, o que pode motivar o retorno já no mês que vem.
Governo está se mobilizando para retorno
- Nesta segunda-feira (30), Silveira se reuniu com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e confirmou que a implementação não afetaria as eleições. Isso porque o segundo turno está marcado para o final deste mês, em 27 de outubro;
- O ministro deve se reunir com representantes de empresas aéreas, da indústria e do comércio nesta semana. A preocupação é que, com a mudança, as companhias aéreas tenham dificuldades com a organização dos voos, como escalas e conexões;
- A ideia do governo Lula é anunciar o retorno já na semana que vem, mas pode adiar o anúncio para não prejudicar candidatos aliados nas eleições municipais.
Leia mais:
- Como cuidar da saúde diante das fumaças de queimadas
- Como colocar placa solar em casa em 5 passos
- Vale a pena instalar energia solar em casa?
Horário de verão ajuda a economizar energia
O objetivo por trás do horário de verão é deslocar o pico de consumo de energia para horário com mais luz solar, diminuindo a necessidade de ligar as usinas termelétricas para dar conta da demanda.
A medida foi suspensa em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro. Na época, o motivo difundido pelo governo era de que a economia de energia já não justificava o adiantamento dos relógios em uma hora por conta de mudanças no padrão de consumo de energia e avanços tecnológicos.
O retorno do horário de verão, porém, está ganhando força. Um estudo recém-divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e apresentado ao governo federal apontou que a medida poderia economizar até R$ 1,8 bilhão por ano. O Olhar Digital deu detalhes sobre o estudo aqui.
Já o Ministério de Minas e Energia estima que o horário de verão economiza R$ 400 milhões e influencia positivamente o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
O post Horário de verão já teria data para voltar; saiba quando apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/01/ciencia-e-espaco/horario-de-verao-ja-teria-data-para-voltar-saiba-quando/