A inteligência artificial generativa está afetando todos os setores onde está presente, e no cinema não é diferente. Mesmo estando apenas no começo, a evolução dessa tecnologia é tão rápida que seus impactos futuros já são motivo de debate. Não à toa que a greve dos roteiristas e dos atores que perdurou durante meses em Hollywood no ano passado teve como principal bandeira o uso da IA nas produções.
O primeiro pensamento quando imaginamos IA generativa em filmes e séries talvez seja justamente dessa tecnologia, substituindo atores, dubladores e roteiristas. Mas a verdade é que a IA já está presente nas produções, mas de outras formas. O Olhar Digital esteve presente em Los Angeles, na Califórnia, para cobrir com exclusividade o AWS International Media Tour e conferir as principais novidades da Amazon no uso da nuvem e IA no Prime Video.
No evento, a Amazon falou sobre como está usando a IA para ajudar na criação de efeitos visuais, edição de filmes e séries e até mesmo na distribuição de conteúdos do Prime Vídeo.
Inteligência artificial e nuvem juntas
Um dos exemplos apresentados foi como a AWS é usada para permitir a criação de conteúdo em IA e reduzir a latência das redes. De acordo com a empresa, redes tradicionais não são suficientes para a baixa latência e a grande escala necessária para o treinamento de modelos de IA generativa.
“Trabalhamos constantemente para reduzir a latência da rede e melhorar o desempenho. Nossa abordagem é única, pois construímos nossos próprios dispositivos de rede e sistemas operacionais de rede para cada camada da pilha – desde a placa de interface de rede, até o switch no topo do rack, até a rede do data center, até a rede voltada para a Internet. roteador e nossos roteadores de backbone”, disse a Amazon.
IA em filmes e séries
A empresa apresentou ainda um recurso que consegue utilizar IA modificar o áudio das produções, sendo capaz de remover ruídos de fundo, focar na voz de um ator específico ou ampliar o volume de uma fala ou trecho da cena gravada. Segundo a Amazon, isso pode permitir edições que até então não eram possíveis, e até mesmo criar produções em que essas mudanças no áudio são parte da experiência.
“A AWS está trabalhando com nossos clientes e parceiros para mostrar o que é possível usando uma série de novas tecnologias de produção cinematográfica, desde produção virtual e renderização em nuvem até IA generativa”, disse Katrina King, líder de estratégia global da AWS para produção de conteúdo.
Em entrevista exclusiva ao Olhar Digital, Gretchen Libby, diretora de mídia e entretenimento da AWS, disse que a IA ainda está no começo e as empresas estão buscando entender seu uso. Sobre os empregos, a diretora acredita que, como qualquer mudança no mercado de tecnologia, a inteligência artificial pode gerar novas oportunidades.
Eu acho que a IA vai criar novos empregos. Todas as mudanças na tecnologia dão oportunidade de criar para pessoas tiraram vantagem. IA é uma ferramenta e Pessoas precisam operar essa ferramenta. Então acho que a IA deve criar novos empregos
Gretchen Libby, diretora de mídia e entretenimento da AWS
Esses são apenas alguns poucos exemplos do uso da IA na produção de filmes e séries. A tecnologia está no começo e seus impactos ainda são tímidos. Mas pelo o que foi apresentado no evento, está claro que as empresas estão dedicadas em criar e utilizar novas ferramentas com inteligência artificial.
O post IA deve gerar novas oportunidades de trabalho, diz chefe da AWS apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/30/pro/ia-deve-gerar-novas-oportunidades-de-trabalho-diz-chefe-da-aws/