
O Instagram vai ampliar o uso de inteligência artificial para detectar uso indevido da plataforma por adolescentes. A ideia é identificar usuários que estão abaixo da idade mínima da rede social e bloquear o acesso.
Desde 2024, o Instagram implementou uma ferramenta que usa IA para identificar adolescentes na plataforma. Para menores de idade, o uso da plataforma é feito com limitações. Mas muitos desses usuários colocam uma data de nascimento diferente da real para driblar essas restrições.
Entre as limitações impostas aos adolescentes, o Instagram torna todas as contas de menores de idade privadas, impossibilita a troca de mensagens com estranhos, e limita o tipo de conteúdo exibido para essas contas.
Uso de IA será mais intenso para proteger adolescentes
A partir de agora, a inteligência artificial vai ter um papel mais forte na busca por menores de idade que usam a rede social indevidamente.
O Instagram vai passar a buscar proativamente por adolescentes que colocam data de nascimento falsa e vai mudar a configuração da conta desses usuários — ativando as limitações impostas a menores de idade.
Leia mais:
- O que é uma conta “PVD” no Instagram e por que é tão popular entre os jovens?
- Como impedir que o Instagram mostre sua localização para os seguidores
- Instagram nega testes de recurso de localização exata no Brasil
A inteligência artificial vasculhará o histórico de navegação e até mensagens trocadas entre usuários em busca de sinais de que a pessoa mente a idade: se detectar em uma conversa um “feliz aniversário de 16 anos”, por exemplo, a IA já ativa as limitações de idade para o usuário em questão.
Em outros casos, a IA vai observar os dados de engajamento do usuário para identificar características de determinados grupos etários — adolescentes costumam gostar de coisas parecidas, e determinadas contas e assuntos são mais populares entre os mais jovens, ajudando a identificar quando uma pessoa mente a idade na plataforma.
A rede social admite que erros podem ocorrer, e adultos podem ser marcados como adolescentes. Por isso, todas as contas que forem afetadas poderão desativar as mudanças e usar o Instagram normalmente.
Meta quer tornar Instagram mais seguro para adolescentes
Após anos e anos de críticas com relação ao uso de suas redes sociais por menores de idade, a Meta passou a adotar medidas para tornar as plataformas mais seguras para adolescentes.
Entre as medidas que motivaram as ações estão uma investigação conduzida pela União Europeia para checar se a Meta atua para reduzir potenciais danos causados pelo uso da rede social por adolescentes.
O post IA do Instagram vai identificar contas usadas por adolescentes para aumentar a segurança apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/21/internet-e-redes-sociais/ia-do-instagram-vai-identificar-contas-usadas-por-adolescentes-para-aumentar-a-seguranca/