
“Cris” é o nome da nova inteligência artificial (IA) generativa do iFood. A agente virtual está em fase de testes com mais de 10 mil parceiros da plataforma com o objetivo de propor ações práticas que ajudem os estabelecimentos a vender mais.
Integrada ao WhatsApp, a IA tira as dúvidas do dia a dia, acompanha números como pedidos recebidos, GMV (Volume Bruto de Mercadorias), cancelamentos e avaliações. A expectativa é que a ferramenta seja ampliada para uso até março de 2026.
“Cris foi pensada para ser alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais segurança e agilidade, baseada em dados. Ela não só responde dúvidas, como antecipa oportunidades e compara informações”, diz Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood, com foco em soluções para restaurantes.
Mentora 24 horas por dia
A assistente funciona como uma mentora de donos de restaurantes que atuam na plataforma, analisando dados de desempenho e gerando provocações como “Você sabe quais são seus pratos mais vendidos? Podemos usar isso para montar combos com desconto e atrair mais pedidos e clientes”.
“A agente virtual mostra quantas pessoas visualizaram pratos específicos, revisaram pedidos e, de fato, compraram. A partir disso, aponta gargalos, como pratos muito acessados e pouco vendidos, e sugere melhorias em descrição, foto ou preço. Cris também consegue comparar a taxa de conversão com a média dos concorrentes da mesma região e categoria”, informa o comunicado.
Até o fim do ano passado, o iFood contava com 380 mil estabelecimentos parceiros, movimentando cerca de 110 milhões de pedidos por mês, segundo o site E-commerce Brasil. O delivery de hambúrguer segue na liderança, enquanto as marmitas apresentaram o maior crescimento no ano, seguidas por itens de padaria e açaí.

Leia Mais:
- iFood anuncia investimento bilionário e contratações no Brasil
- RJ obriga apps de delivery a fornecer mochilas a entregadores
- Uber e iFood se unem para compartilhar serviços entre os apps
IA com DNA brasileiro
Os primeiros testes da tecnologia foram realizados em dezembro de 2024, com novas funções acrescidas em maio deste ano. Com o novo lançamento, a empresa acumula 190 modelos proprietários de inteligência artificial.
A ideia é criar mais um canal de apoio aos parceiros da plataforma, na qual 80% são pequenos e médios empreendedores. “Cris representa mais um passo na missão de fazer com que todo restaurante tenha acesso à inteligência de dados para crescer de forma consistente, simples e eficiente”, afirma Olímpio.

Outra opção é o Portal do Parceiro, uma plataforma de gestão com informações de cada estabelecimento oferecida pelo iFood alimentada por dados que buscam melhorar a gestão dos restaurantes.
O post iFood lança IA no WhatsApp que pode ajudar a vender mais apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/06/pro/ifood-lanca-ia-no-whatsapp-que-pode-ajudar-a-vender-mais/