Um local considerado por muitos como um mito cristão pode ter sido encontrado em 2019 durante uma escavação feita no norte do Mar da Galileia. A chamada “igreja dos Apóstolos” teria sido construída no local que foi casa de Pedro e André, os primeiros discípulos de Cristo segundo a Bíblia. Mas o que exatamente foi encontrado no local?
De acordo com o portal All Thats Interesting, os pesquisadores compostos por uma equipe Instituto Kinneret de Arqueologia Galileana em Israel e do Nyack College em Nova York acreditam que o local tenha ficado escondido por 1500 anos.
O professor Steven Notley do Nyack College disse à Fox News na época que primeiro foram encontrados diversos materiais que possivelmente foram usados na igreja como pedaços de mármore da tela do presbitério e pequenos blocos de vidro dourado chamados tesserae que foram usados em mosaicos ornamentados de paredes.
Depois disso, o piso com um mosaico foi encontrado. Segundo a tradição católica, a igreja teria sido construída no mesmo lugar que um dia foi a casa de Pedro e Andre.
Cidade bíblica também pode estar no local
Já o sítio arqueológico de el-Araj, onde a igreja está, pode ser uma antiga vila de pescadores conhecida como Betsaida, citada em uma passagem da Bíblia onde Jesus teria a alimentado 5.000 pessoas com cinco pães e dois peixes antes que a área se tornasse a cidade romana de Julias.
Leia mais:
- Descoberta em Jerusalém confirma guerra descrita na Bíblia
- Árvore bíblica de 1.000 anos renasce a partir de rara semente da Judeia
- 10 partes da Bíblia que a ciência explica
“Primeiro, até sua descoberta, muitos estudiosos questionavam sua existência (da cidade). Embora seja mencionada em itinerários de peregrinação bizantina, muitos achavam que esses relatos eram equivocados”, explicou o professor. “De igual importância, a igreja indica que existia uma memória viva na comunidade cristã sobre a localização de Betsaida, lar de Pedro e André”.
Notley explicou que esta igreja bizantina foi mencionada de forma mais notável por um bispo e santo alemão chamado Willibald em 725 d.C. Foi seu registro que apoiou ainda mais a noção de que a Igreja dos Apóstolos ficava no que já foi o lar de alguns dos primeiros seguidores de Jesus.
Desde a descoberta, em 2019, outras escavações foram feitas no local. Na temporada de 2022 a equipe encontrou um mosaico grego na sacristia, emoldurado por um medalhão redondo composto por duas linhas paralelas de tesselas pretas, onde o texto menciona Constantino, um dos servos da igreja na época, um forte indício de que o sítio de fato pode ser a cidade.
Agora, os pesquisadores aguardam novas temporadas de escavação para poderem confirmar se a cidade bíblica de fato esteve ali.
O post Igreja secreta da Bíblia encontrada por arqueólogos: conheça a casa dos Apóstolos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/24/ciencia-e-espaco/igreja-secreta-da-biblia-encontrada-por-arqueologos-conheca-a-casa-dos-apostolos/