
O início do ano foi marcado pelos incêndios que se alastraram pela cidade de Los Angeles, na Califórnia, causando medo e destruição, e se tornando o pior incêndio florestal da história do local.
O fogo tomou grandes proporções, fazendo com que diversas pessoas perdessem suas casas. De acordo com as autoridades, foram mais de 12 mil construções destruídas ou danificadas, e 25 vítimas fatais.
Como forma de amenizar a ação do incêndio, os bombeiros utilizaram um produto químico rosa brilhante, que é feito para retardar o fogo e impedir que a sua propagação. Ele pode ser jogado de forma manual ou com o uso de aviões sobre as propriedades e a vegetação, evitando que o fogo se alastre e aumente o desastre.
O produto que deixa a paisagem colorida pode não ser conhecido pela maior parte das pessoas e, por isso, preparamos uma matéria para explicar o que é e como funciona esse retardante de chamas. Confira abaixo.
O que é o pó colorido usado por bombeiros em incêndios?
O pó é um produto retardante de chamas chamado Phos-Chek, comercializado pela empresa Perimeter. Desde 1962, o composto é utilizado nos Estados Unidos para combater incêndios, se tornando o principal retardante de fogo de longo prazo usado pelo Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia.
O produto era originalmente pertencente à Monsanto, mas passou por diversas aquisições ao longo das décadas e, hoje em dia, é fabricado pela Perimeter Solutions, sediada em Clayton, Missouri.
De acordo com o relatório da Associated Press de 2022, o produto é o retardante mais amplamente utilizado pelo mundo. A composição exata do Phos-Chek não é divulgada ao público, porém, a fabricante informa que sua fórmula é composta por 80% de água, 14% de sais semelhantes aos de fertilizantes e 6% de agentes corantes e inibidores de corrosão.
Os retardadores de chamas tradicionais costumam ser incolores ou de tons neutros, mas o Phos-Chek tem um tom rosa brilhante por conta do óxido de ferro vermelho presente em sua composição.
A empresa explica que, durante a sua aplicação, a coloração funciona como uma ajuda visual para os pilotos e os bombeiros. Depois de alguns dias exposto ao sol, a cor vibrante do produto desbota, se transformando em tons mais discretos e semelhantes aos do solo.
Como funciona o pó colorido usado pelos bombeiros em incêndios?
Os retardadores de chamas são feitos para reduzir ou retardar a propagação dos incêndios. Eles agem criando barreiras químicas ou físicas entre o fogo e o material inflamável, o que impede que o fogo avance. O Phos-Chek foi o primeiro retardador de chamas à base de fosfato aprovado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos.

O produto é fabricado na forma de pó seco ou líquido concentrado, que deve ser diluído em água durante a aplicação, e é utilizado tanto por equipes terrestres, quanto por aeronaves de combate a incêndios.
Geralmente, o retardante é pulverizado sobre a vegetação, residências e o solo nas áreas de maior vulnerabilidade e mais suscetíveis ao fogo ao redor de um incêndio florestal, criando uma barreira que impede a propagação das chamas nas áreas.
O Serviço Florestal dos EUA explica que os retardantes agem na redução da velocidade do fogo, resfriando e cobrindo materiais inflamáveis, além de diminuir o oxigênio disponível e alterar o comportamento dos materiais combustíveis, por conta dos sais inorgânicos que estão na fórmula.
Dentre as principais substâncias do retardador, estão sais de fosfato de amônio, goma guar, argila e aditivos de desempenho industrial. Os sais impedem a combustão, enquanto a goma e a argila ajudam o produto a aderir ao solo e às plantas depois da aplicação.
Entretanto, o Serviço Florestal dos Estados Unidos proíbe que os retardantes de fogo sejam utilizados nas áreas ambientais sensíveis, como fluxos de água e habitats de espécies com ameaça de extinção. A proibição só pode ser desrespeitada caso haja risco para a vida humana ou para a segurança pública.
Leia mais:
- Incêndio zumbi: como florestas pegam fogo mesmo abaixo de neve?
- Como o fogo funciona no espaço?
- Água do mar é segura para apagar incêndios?
Efeitos no meio ambiente
Apesar de ser amplamente utilizado, os produtos vendidos como retardantes de fogo são alvos de controvérsia por conta dos possíveis impactos ambientais que eles causam.

Estudos mostram que os químicos do composto podem prejudicar a vida aquática e a microbiologia do solo, e que seus componentes à base de fosfato podem agir como fertilizantes de plantas invasoras, causando a proliferação de algas em corpos d’água.
Uma organização chamada Empregados do Serviço Florestal pela Ética Ambiental, formada por funcionários atuais e antigos do Serviço Florestal dos Estados Unidos, entrou com uma ação judicial em 2022 para acusar a agência federal de violar as leis de proteção da água do país.
Os trabalhadores apresentaram uma denúncia que dizia que os retardantes não eram eficazes, e ainda causavam a morte dos peixes.
Contudo, no ano seguinte, uma juíza distrital dos EUA permitiu que o Serviço Florestal continuasse usando os retardantes enquanto buscava uma licença junto à Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), mesmo concordando com a organização que fez a denúncia.
Após o ocorrido, o Serviço Florestal disse à rádio NPR que substituiu gradualmente a fórmula Phos-Chek LC95 para uma nova versão, considerada menos tóxica para os animais: o MVP-Fx.
O post Incêndios em Los Angeles: como funciona o pó colorido usado pelos bombeiros? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/17/ciencia-e-espaco/incendios-em-los-angeles-como-funciona-o-po-colorido-usado-pelos-bombeiros/