
Qual é o futuro dos dispositivos inteligentes? Foi com essa provocação que a empresa chinesa Honor revelou seu smartphone com uma câmera que se desdobra para fora usando um braço robótico. Chamado Honor Robot Phone, o celular é descrito como um dispositivo de inteligência artificial (IA) revolucionário que combina inteligência multimodal, robótica avançada e imagens de última geração.
“Enquanto a indústria se ocupa comparando o iPhone, acreditamos que é hora de quebrar o paradigma e focar no que realmente importa: criar valor real para você”, diz a empresa. “Do iPhone ao AI Phone, passando pelo Robot Phone, este representa um marco importante no plano Honor Alpha, anunciado no início deste ano, à medida que a empresa avança em direção à sua meta de se tornar líder global no ecossistema de dispositivos de IA.”
Em um vídeo promocional, a câmera do celular faz movimentos semelhantes a um robô (emitindo sons que inevitavelmente nos faz pensar em Wall-E) enquanto “descobre o mundo” ao seu redor, seja ajudando uma usuária a tirar uma selfie, fazendo brincadeiras para acalmar um bebê e até mesmo gravando cenas na rua. A Honor prometeu revelar mais detalhes no Mobile World Congress em Barcelona (Espanha) no início do ano que vem.
“Posicionado como uma nova espécie de dispositivo de IA, o Honor Robot Phone está pronto para redefinir a interação e a coexistência entre humanos e máquinas no futuro, posicionando a HONOR firmemente na vanguarda da inovação em dispositivos de IA”, garante a empresa.
Plano ambicioso da Honor
Considerada novata no ramo de smartphone, a Honor vem expandindo seu portfólio desde que se separou da Huawei em 2020, após a sanção dos EUA. A empresa tem apostado no segmento de ponta do mercado, buscando competir com Apple e Samsung fora da China. E o mais novo projeto deixa isso bem claro, com a trilha sonora evocando filmes da Disney.
No início do ano, a Honor anunciou investimentos de US$ 10 bilhões (R$ 54,5 bilhões) nos próximos cinco anos no setor de inteligência artificial. Isso inclui IA em hardwares, agentes de IA, pesquisas em IAG (Inteligência Artificial Geral), além de dispositivos de parceiros, criando um ecossistema de experiências integradas, segundo a CNBC.

Leia mais:
- iPhone 17: Apple explica por que mudou tanto a câmera selfie na nova geração
- Samsung anuncia data de lançamento de seus óculos inteligentes
- X1: o robô que anda, voa e dirige em missões de emergência
Carro-chefe
Nesta quarta-feira (15), a Honor também anunciou o lançamento da Série HONOR Magic8 na China, o primeiro smartphone com IA autoevolutiva da HONOR equipado com a geração mais avançada do YOYO Agent. A linha é considerada “carro-chefe” da IA da empresa no país e traz algumas novidades:
- Novo botão de IA: Por padrão, pressionar longamente o botão ativa a chamada de vídeo YOYO, permitindo que o agente forneça imediatamente informações sobre qualquer conteúdo para o qual esteja direcionado. Um clique duplo ativa instantaneamente o obturador da câmera para acesso direto à fotografia;
- Fotografia avançada: O modelo apresenta o sistema telefoto com IA mais avançado do setor até o momento, segundo a empresa, com uma câmera ultra telefoto noturna de 200 MP 2 com um sensor grande de 1/1,4 polegada e ampla abertura de f/2.6. Essa configuração melhora a entrada de luz, proporcionando detalhes mais nítidos mesmo a longas distâncias;
- Velocidade: Equipado com a plataforma móvel Snapdragon 8 Elite Gen 5, o modelo transforma jogos de baixa resolução e baixa taxa de quadros em experiências de alta resolução e alta taxa de quadros. Para impulsionar a velocidade, conta com uma bateria de silício-carbono de última geração de 7.200 mAh.

O post Incrível ou assustador? Honor revela smartphone com câmera em braço robótico apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/16/reviews/incrivel-ou-assustador-honor-revela-smartphone-com-camera-em-braco-robotico/