
Um digital influencer americano foi preso recentemente após invadir a ilha de Sentinela do Norte para contactar os sentineleses: a tribo tida como a mais isolada do mundo.
A ilha é protegida pelas autoridades da Índia, que proíbem a entrada de qualquer pessoa no local devido à hostilidade dos nativos. O influencer, chamado Mykhailo Viktorovych Polyakov, 24, foi detido antes que conseguisse realizar contato com os nativos.
Segundo as autoridades, o turista viajou para as terras indianas e de lá conseguiu uma embarcação para velejar por um caminho incerto pelas águas até, eventualmente, encontrar o território de Sentinela do Norte.
Para quem tem pressa:
- Um turista americano foi preso pelas autoridades indianas após invadir a ilha de Sentinela do Norte, local que resguarda o povo indígena mais isolado do mundo;
- Mykhailo Viktorovych Polyakov, de 24 anos, foi submetido a interrogatório;
- Autoridades o flagraram chegando à costa do local, onde ele se gravou em vídeo e ainda deixou para trás uma lata de refrigerante.
De acordo com o chefe de polícia H.G.S. Dhaliwal, uma das câmeras GoPro flagrou o momento em que a embarcação atracou nas proximidades da ilha e registrou o momento do desembarque de Polyakov.
Na tentativa de atrair algum dos nativos, Polyakov, supostamente, assoprou um apito por cerca de uma hora, mas não conseguiu contato. Além disso, ele teria coletado amostras do solo, gravado um vídeo e deixado alguns objetos para trás, como uma lata de refrigerante.
Algum tempo depois, ele foi preso por policiais e mantido sub custódia para ser interrogado. A Survival International, um órgão defensor dos direitos indígenas, emitiu uma declaração informando que o ato de Polyakov colocou não apenas ele em perigo, mas os próprios nativos.
Leia mais:
- Quem são os sentineleses, o povo mais isolado do planeta?
- Quem são os Maori?
- Quem foram os incas, maias e astecas?
Isso porque os sentineleses, desde sempre, rejeitam contato com qualquer outra civilização e respondem a essas tentativas de comunicação com bastante hostilidade.
Além disso, o contato de outras pessoas com esses indígenas pode ocasionar o desenvolvimento de doenças neste povo, visto que invariavelmente levariam micro-organismos consigo: ou seja, exporia a tribo a agentes causadores de doença com os quais eles não estão acostumados, já que vivem sob outras condições ambientais. Isso prejudicaria uma população de nativos que, por si só, já é bastante reduzida.
Em resposta ao crime, as autoridades dos Estados Unidos informaram que estão cientes do ocorrido e que pretendem monitorar a situação.
A polícia ainda relata que Polyakov já havia visitado Sentinela do Norte em outros momentos. Numa das tentativas anteriores, ele teria utilizado um caiaque inflável.
Como destacamos nessa matéria, a tribo indígena de Sentinela do Norte é considerada por muitos como o povo mais isolado do mundo. A ilha está localizada no Oceano Índico, no arquipélago de Andamão, o qual é administrado pela Índia.
Muitas tentativas de contato foram feitas com essa civilização, mas devido ao nível de hostilidade dirigido por eles a estrangeiros, tornou-se estritamente proibido que outras pessoas tentassem contatá-los novamente. Então, qualquer pessoa que se aproxima da ilha está cometendo um crime.
O post Influencer é preso por invadir ilha da tribo mais isolada do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/05/ciencia-e-espaco/influencer-e-preso-por-invadir-ilha-da-tribo-mais-isolada-do-mundo/