
O iOS 18 chegou aos iPhones no início desta semana, embora não tenha todos os recursos esperados. De acordo com a Apple, a atualização mais recente do sistema operacional promete tornar tudo mais eficiente e personalizável ao gosto do usuário.
Veja algumas das opções de personalização dos controles do iPhone e como usá-las.
Quem recebeu o iOS 18
Primeiro de tudo, vale relembrar quais aparelhos da Apple receberam a atualização:
- iPhone 16;
- iPhone 15;
- iPhone 14;
- iPhone 13;
- iPhone 12;
- iPhone 11;
- iPhone XS.
A lista vale tanto para os modelos “normais” quanto Plus, Pro e Pro Max. Alguns recursos, como o Apple Intelligence, ainda não estão disponíveis.
O iOS 18 chegou na segunda-feira (16). Caso você ainda não tenha instalado, basta entrar nas Configurações do aparelho e fazer a atualização manualmente.

Como deixar seu iPhone personalizado
Usuários de alguns aparelhos Android já tinham essa opção, mas donos de iPhone vão recebê-la pela primeira vez: o iOS 18 permite mudar os ícones dos aplicativos na tela de início de acordo com seu gosto.
Até a atualização anterior, os aparelhos ficavam sujeitos a designs pré-definidos, em que os ícones se alinhavam da esquerda para direta e em fileiras de cima para baixo. Ou seja, ficavam grudados uns nos outros cobrindo seu plano de fundo escolhido a dedo. Não mais. Para personalizar os apps, basta arrastá-los onde deseja que eles fiquem na tela.
Outra novidade para melhorar a personalização do seu aparelho é a possibilidade de alterar os ícones da Central de Controle. Se você está cansado de ligar a lanterna ou gravar a tela sem querer, basta excluir os respectivos símbolos e substituí-los por funções que façam mais sentido para você (como um app que você use com frequência e queira ter mais facilmente na palma da mão).
Também é possível alterar as cores dos ícones. Tudo isso junto promete deixar o iPhone mais personalizável, com uma aparência e usabilidade que faça sentido para o usuário.
Por exemplo, é possível deixar os aplicativos ao redor da tela de início para não bloquear o plano de fundo, arrastar todos os ícones para o lado direito para facilitar os cliques (se você for destro) e trocar funções da Central de Controle para um atalho que você use no dia a dia, como o app de tempo ou carteira.
O segredo da personalização, no entanto, é que ela não atrapalha ninguém. Se você estiver contente do jeito que as coisas estão, basta não mudar nada.

iOS 18 tem atualizações nas mensagens
As mensagens do iPhone também receberam algumas atualizações no sistema iOS 18.
Uma das novidades é o RCS ou Rich Communication Service, que usa o mesmo protocolo de comunicação do SMS a partir da infraestrutura das operadoras de comunicação. Algumas das vantagens dele são os indicadores de digitação, compartilhamento de mídia em alta resolução e criptografia aprimorada (mas não de ponta a ponta).
Mesmo que esses recursos prometam melhorar a comunicação no iPhone, a maioria delas já está disponível no WhatsApp (que inclusive tem criptografia de ponta a ponto), o que pode acabar deixando o sistema da Apple em segundo plano.
Uma novidade que realmente faz diferença no mensageiro da empresa é outra: a possibilidade de agendar mensagens. Basta clicar em “Enviar depois” no iMessage e nunca mais esquecer de dar parabéns para ninguém.

Outras mudanças do iOS 18
Algumas outras mudanças não são tão visíveis, mas estão lá:
- O iOS 18 conta com aplicativo de Calculadora atualizado, agora podendo realizar conversões e salvar histórico das contas;
- Também há uma opção de Calculadora dentro do bloco de notas;
- Outra novidade do Notas é a possibilidade de realizar transcrições de áudios gravados ou em tempo real sem sair do app;
- Já um recurso de segurança permite ocultar e bloquear alguns aplicativos usando uma senha ou apenas ocultando da página inicial. Algo semelhante já estava disponível, em que era possível excluir um ícone da tela de início;
- A Apple também lançou uma integração entre aplicativos. Agora é possível criar e editar lembretes diretamente no Calendário e sincronizá-lo com o Lembretes (ou vice e versa).
Leia mais:
- iOS 18: 4 novos recursos que vão te ajudar com a produtividade no iPhone
- Quais são os modelos do iPhone 16 e quais suas diferenças?
- Apple CarPlay recebe novos recursos com o iOS 18
O que faltou na atualização do iOS 18
O Cnet pontuou algumas das atualizações que ficaram faltando no iOS 18: os aplicativos da Siri e Mail (de e-mails) não tiveram mudanças. O sistema de emojis da Apple também não foi atualizado.
O Apple Intelligence, plataforma de IA da empresa apresentada durante o evento WWDC 2024, em julho, ficou de fora. Segundo o site MacRumors, a Apple deve lançar essa funcionalidade aos poucos, começando em outubro com o iOS 18.1.
O post iOS 18: veja como usar a atualização para personalizar seu iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/17/reviews/ios-18-veja-como-usar-a-atualizacao-para-personalizar-seu-iphone/