21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O jogo dos 58 buracos (58 holes) é um dos jogos de tabuleiro mais antigos de que se tem conhecimento na história humana. Ele teria aparecido pela primeira vez, durante o segundo milênio a.C., no antigo Egito. No entanto, novas escavações descobriram evidências de que o jogo seria ainda mais antigo e teria surgido no sul da região do Cáucaso.

Leia mais

  • Antigos jogos de tabuleiro esculpidos em rochas são encontrados no Quênia
  • Dodecaedro romano de 1.700 anos é encontrado em perfeito estado de conservação
  • “Catedral do mar”: conheça a gruta que foi esculpida pela natureza
  • Egípcios tiveram uma “ajudinha” para construir a Grande Esfinge de Gizé; entenda

As regras do jogo

  • Às vezes chamado de “cães e chacais” devido a algumas peças terem cabeças de animais esculpidas, o jogo sobreviveu por séculos, desde meados da Idade do Bronze até a Idade do Ferro.
  • Ele é jogado sobre uma tábua – às vezes simplesmente uma superfície plana – com fileiras de buracos furados nela.
  • No total, estes 58 espaços são projetados para receber estacas.
  • Cada jogador tem cinco estacas e se revezam movendo as peças ao longo do tabuleiro.
  • Os movimentos são feitos após o arremesso de um dado ou algo semelhante.
Jogo dos 58 buracos (Imagem: Crist e Abdullayev, European Journal of Archaeology 2024)

Exemplar mais antigo foi encontrado no Azerbaijão

Os pesquisadores afirmam que o jogo evoluiu ao longo dos séculos, então pode ter sido jogado de maneiras diferentes. Atualmente, cerca de 80 tabuleiros antigos foram encontrados e estão expostos em museus de todo o mundo.

O formato do tabuleiro é variável e, segundo a equipe responsável pelo estudo, estas diferenças indicam o local e o período que o jogo foi utilizado. O mais antigo até então havia sido encontrado em um túmulo em el-Assasif, perto de Luxor, no Egito. Ele provavelmente pertencia a um dos oficiais do faraó Mentuhotep II, que reinou de 2.060 a 2.009 a.C.

Jogo mais antigo já encontrado foi localizado no atual território do Azerbaijão (Imagem: Crist e Abdullayev, European Journal of Archaeology 2024)

Mas agora, um estudo publicado no European Journal of Archaeology, afirma que há evidências de que o jogo foi utilizado no Azerbaijão durante o final do terceiro ao início do segundo milênio a.C. Ou seja, muito antes do exemplar egípcio. Além disso, os pesquisadores acreditam que houve interações regionais a partir do jogo em todo o sudoeste da Ásia naquela época.

A versão mais bem conservada do jogo foi encontrada na Reserva Nacional de Gobustan, perto da costa ocidental do Mar Cáspio, a sudoeste de Baku, capital do Azerbaijão. Outros exemplares foram encontrados em locais em Ağdaşdüzü, Yeni Türkan e Dübəndi.

De acordo com os pesquisadores, “claramente, as culturas de jogos que se estenderam pelo nordeste da África e oeste da Ásia durante a Idade do Bronze Média incluíram a região do Cáucaso”. A principal teoria é que ele tenha se espalhado através de rotas comerciais.

O post Jogo de tabuleiro mais antigo do mundo tem origem descoberta apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/04/ciencia-e-espaco/jogo-de-tabuleiro-mais-antigo-do-mundo-tem-origem-descoberta/