
Uma estrela pop no espaço! Nesta segunda-feira (14), a cantora Katy Perry foi lançada para fora da Terra, em um voo suborbital da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos. Embora tenha sido o 11º voo turístico da companhia, a missão é chamada de NS-31 – por ser o 31º lançamento do foguete New Shepard na contagem geral (incluindo tripulados e de carga).
Composto exclusivamente por mulheres, o voo foi liderado pela namorada de Bezos, a atriz, jornalista e piloto Lauren Sánchez. Além de Katy e Lauren, a tripulação contou com Aisha Bowe, engenheira aeroespacial e CEO da STEMBoard; Kerianne Flynn, produtora de cinema; Gayle King, apresentadora do CBS Mornings; e Amanda Nguyen, cientista de bioastronáutica e ativista dos direitos humanos.
Essa foi a primeira missão espacial 100% feminina desde 1963, quando a soviética Valentina Tereshkova entrou para a história como a primeira mulher a ir ao espaço, de acordo com um comunicado da Blue Origin.
Todo o processo foi transmitido ao vivo pelo Olhar Digital, com apresentação de Bruno Capozzi, nosso editor-executivo, Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
Leia mais:
- Katy Perry no espaço: voos turísticos da Blue Origin enfrentam críticas
- Voo turístico da Blue Origin leva a mulher mais jovem ao espaço
- Turismo espacial: viagens custam a partir de R$1 milhão; confira preços
Como foi o voo de Katy Perry ao espaço suborbital
Composto por dois estágios (o propulsor e a cápsula de passageiros), o foguete New Shepard decolou do espaçoporto da Blue Origin no oeste do Texas às 10h32.
Poucos minutos depois, houve a separação dos estágios, com o booster retornando na sequência em um pouso vertical perto do local de lançamento para poder ser reaproveitado.
Enquanto isso, a cápsula RSS First Step seguiu viagem para o espaço suborbital, atingindo 105 mil metros (ultrapassando a linha de Kármán, que fica a 100 km de altitude é considerada o limite do espaço) e proporcionando às tripulantes visões únicas, além de alguns instantes de sensação de falta de gravidade, ao longo de cerca de 10 minutos no total.
A Blue Origin já levou outras celebridades ao espaço, como o ator William Shatner (o Capitão Kirk, de Star Trek) e o ex-jogador de futebol americano Michael Strahan.
*Em atualização
O post Katy Perry no espaço: Blue Origin lança tripulação 100% feminina para fora da Terra apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/14/ciencia-e-espaco/katy-perry-no-espaco-blue-origin-lanca-tripulacao-100-feminina-para-fora-da-terra/