15 de abril de 2025
Katy Perry pode ser considerada astronauta?
Compartilhe:

Após o bem-sucedido passeio até a órbita da Terra, a bordo da nave New Shepard, da Blue Origin, realizado na manhã desta segunda-feira (14), Katy Perry poderia acumular mais uma atribuição, além de cantora e empresária: a de astronauta. Mas, será que turistas espaciais, como ela e suas cinco companheiras de missão, podem ser chamadas assim?

Sobre a viagem de Katy Perry ao espaço:

  • A cantora Katy Perry foi lançada para fora da Terra, em um voo suborbital da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos;
  • Embora tenha sido o 11º voo turístico da companhia, a missão é chamada de NS-31 – por ser o 31º lançamento do foguete New Shepard na contagem geral (incluindo tripulados e de carga);
  • Composto exclusivamente por mulheres, o voo foi liderado pela namorada de Bezos, a atriz, jornalista e piloto Lauren Sánchez;
  • Além de Katy e Lauren, a tripulação contou com Aisha Bowe, engenheira aeroespacial e CEO da STEMBoard; Kerianne Flynn, produtora de cinema; Gayle King, apresentadora do CBS Mornings; e Amanda Nguyen, cientista de bioastronáutica e ativista dos direitos das mulheres;
  • Essa foi a primeira missão espacial 100% feminina desde 1963, quando a soviética Valentina Tereshkova entrou para a história como a primeira mulher a ir ao espaço;
  • Durante o voo, Katy Perry se tornou a primeira artista a cantar no espaço, executando a música “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong.

Saiba tudo sobre a missão aqui.

Katy Perry (a terceira, em pé, da esquerda para a direita) junto com as demais integrantes da missão NS-31, da Blue Origin, ao espaço. Crédito: Blue Origin

Leia mais:

  • Poeira tóxica de Marte pode ameaçar a saúde dos astronautas
  • Voo turístico da Blue Origin leva a mulher mais jovem ao espaço
  • Turismo espacial: viagens custam a partir de R$1 milhão; confira preços

Turistas espaciais são astronautas?

Três agências governamentais dos EUA estão autorizadas a conferir o título de astronauta: o Departamento de Defesa, a NASA e a Administração Federal de Aviação (FAA). Os dois primeiros atribuem esse status apenas a seus próprios funcionários, portanto, para serem considerados astronautas, Katy e todos os demais passageiros da Blue Origin devem atender aos critérios definidos pela FAA.

Essas diretrizes, redefinidas em 2021, determinam que os candidatos precisam voar mais de 80 km acima da superfície da Terra para se qualificar – e os tripulantes da Blue Origin realmente ultrapassam essa barreira, passando até da Linha de Kármán, que fica a 100 km de altitude é considerada o limite do espaço.

Foguete New Shepard, da Blue Origin, decolando com a cantora Katy Perry a bordo. Crédito: Blue Origin

No entanto, segundo a FAA, um candidato ao título de astronauta deve passar por um treinamento certificado e “demonstrar durante o voo ações que são importantes para a segurança pública ou contribuem para a segurança espacial humana”. Além disso, a pessoa deve ser designada para a tripulação a realizar certas tarefas durante o voo, não sendo apenas um passageiro comum.

Como a cápsula de passageiros do foguete New Shepard é totalmente autônoma, não fica ninguém responsável por pilotá-la, nem ninguém realmente realizando quaisquer tarefas que sejam essenciais para a “segurança pública” da tripulação. 

“Fazer um passeio de lancha ou mesmo um cruzeiro de navio não faz de ninguém um marinheiro”, compara Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e colunista do Olhar Digital.

Segundo ele, de qualquer forma, não há nada que impeça a Blue Origin ou qualquer empresa de qualificar seus viajantes espaciais como astronautas. “Principalmente porque não há um consenso sobre sua definição. Por isso, não é errado dizer que os passageiros turísticos da New Shepard são astronautas. Apenas contraria a definição da NASA e da FAA”.

Sendo assim, a Blue Origin já levou 52 “astronautas” além da fronteira final – incluindo o brasileiro Victor Corrêa Hespanha, que durante o quinto voo turístico da empresa, em 2022, se tornou o segundo brasileiro a ir para o espaço.

O post Katy Perry pode ser considerada astronauta? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/14/ciencia-e-espaco/katy-perry-pode-ser-considerada-astronauta/