20 de setembro de 2024
Compartilhe:

Em 1901, uma lápide de pedra foi encontrada em Jamestown, nos Estados Unidos. Localizado sobre o túmulo de um homem inglês chamado George Yeardley, no século 17, o marcador feito de mármore preto foi o primeiríssimo a ser colocado em solo estadunidense – mas pesquisadores descobriram que a peça foi, na verdade, importada de outro continente.

Entenda:

  • A lápide de pedra mais antiga dos EUA foi importada da Europa;
  • De acordo com um novo estudo, o monumento de mármore não foi feito em solo estadunidense – já que o material não é encontrado na região;
  • A hipótese mais provável é de que a lápide tenha sido esculpida na Bélgica, fonte mais popular de mármore preto desde o Império Romano;
  • Além disso, algumas depressões gravadas na pedra indicam que o túmulo pertencia a um antigo cavaleiro;
  • O estudo foi publicado no International Journal of Historical Archaeology.
Primeira lápide de pedra dos EUA. (Imagem: Jamestown Rediscovery;Preservation Virginia/International Journal of Historical Archaeology)

Um estudo publicado no International Journal of Historical Archaeology aponta que a lápide foi esculpida na Europa e, então, enviada ao assentamento de Jamestown a pedido do próprio Yeardley, que provavelmente quis replicar o estilo funerário de sua terra natal. Uma das depressões esculpidas na pedra – com a forma de um homem carregando uma espada e um escudo – pode indicar que George era um cavaleiro.

Leia mais:

  • Túmulos com ‘bigodes’ são descobertos no Cazaquistão
  • Túmulo de 4 mil anos é finalmente aberto
  • Lápides medievais são resgatadas de naufrágio mais antigo da Inglaterra

Lápide mais antiga dos EUA pode ter vindo da Bélgica

Ao Phys.org, Markus M. Key, autor do estudo, explica que “os nativos americanos, sem dúvida, tinham marcadores de túmulos anteriores, mas eles não eram feitos de pedra esculpida. Nem os colonos ingleses tinham a tecnologia e as habilidades para cortar e gravar lápides.”

Estudo aponta que a lápide de pedra mais antiga dos EUA veio da Bélgica. (Imagem: Mr.Nikon/Shutterstock)

Partindo do fato de que o mármore preto visto na lápide não é encontrado em Jamestown, a equipe analisou os microfósseis dentro da rocha e localizou espécies de ameboides conhecidas como foraminíferos – que viveram na Europa e jamais passaram pelo registro fóssil dos EUA.

Com isso, a equipe aponta que a pedra usada para fazer o monumento “tem 340 a 336 milhões de anos e é da Europa, provavelmente da Irlanda ou Bélgica” – a hipótese mais forte é que a lápide seja realmente belga, já que o país tem se destacado como a fonte mais popular de mármore preto desde o Império Romano.

O post Lápide mais antiga dos EUA atravessou o oceano apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/20/olha-isso/lapide-mais-antiga-dos-eua-atravessou-o-oceano/