
Após o sucesso dos testes realizados com a Dragonfire, arma a laser desenvolvida pelo Reino Unido, os britânicos parecem estar prontos para dar um passo adiante. A Marinha do país pretende equipar quatro navios de guerra com o novo armamento até 2027.
O projeto foi anunciado em 2017 e a previsão inicial era contar com os equipamentos em 2032. No entanto, o aumento das tensões na Europa, em função da guerra entre Rússia e Ucrânia, pode ter acelerado os planos de Londres.
Laser militar extremamente preciso e mais barato
As informações foram divulgadas pelo portal Interesting Engineering. Segundo a ministra de Aquisições da Defesa do Reino Unido, Maria Eagle, a tecnologia laser será disponibilizada cerca de cinco anos mais rápido do que o planejado anteriormente.
A representante do governo britânico ainda destacou que a nova arma “protegerá nossas Forças Armadas e nos permitirá aprender fazendo”. Já o secretário de Defesa, Grant Shapp, disse que “esse tipo de armamento de ponta tem o potencial de revolucionar o espaço de batalha, reduzindo a dependência de munições caras e, ao mesmo tempo, diminuindo o risco de danos colaterais”.
Ainda de acordo com as autoridades do Reino Unido, a DragonFire pode atingir um drone a um quilômetro de distância. Além disso, esta é uma arma considerada extremamente barata. Um disparo do laser custa menos de 10 euros (cerca de R$ 62). Já dez segundos de disparos têm o mesmo custo que utilizar um aquecedor por uma hora.
Em janeiro de 2024, a DragonFire destruiu um alvo aéreo pela primeira vez usando um tiro de teste de alta potência. O projeto, liderado pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (Dstl) para o Ministério da Defesa, teve um custo total de 100 milhões de libras, aproximadamente R$ 632 milhões.
Leia mais
- Soldados britânicos disparam arma a laser contra enxame de drones
- Reino Unido coloca arma laser em cima de caminhão – e aperta o gatilho
- Laser militar do Reino Unido é testado novamente; conheça a arma
- Laser militar do Reino Unido atinge os primeiros alvos aéreos

Com a Dragonfire funciona?
- O sistema utiliza feixes de luz intensos para atingir alvos.
- As autoridades britânicas afirmam que o disparo pode atingir a velocidade da luz.
- Essa é uma arma de estado sólido na faixa de 50 kW, baseada em feixes de fibra de vidro.
- Durante os testes, ela foi montada em uma torre e incluiu uma câmera eletro-óptica e um laser secundário para aquisição e focalização de alvos.
- Os britânicos ainda ressaltam que ela é altamente precisa, podendo acertar uma moeda a 1 km de distância, além de ser mais barata do que outros armamentos.
- Maiores detalhes técnicos do laser, no entanto, são mantidos em sigilo.
O post Laser militar do Reino Unido será colocado em navios de guerra apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/03/ciencia-e-espaco/laser-militar-do-reino-unido-sera-colocado-em-navios-de-guerra/