O FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, assumiu as investigações sobre a aparição de objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando várias regiões do país. Segundo a entidade, não há evidências de que os casos representem uma ameaça.
As incertezas sobre a verdadeira origem das luzes vistas nos céus dos EUA, entretanto, está deixando muitas pessoas preocupadas. Alguns acreditam em atividade extraterrestre, enquanto outros levantam a hipótese de espionagem de nações inimigas. Mas e o que dizem os especialistas?
OVNIs já foram avistados em vários estados
- As primeiras aparições foram registradas em 18 de novembro, segundo a Agência de Aviação Civil dos Estados Unidos.
- Os relatos de OVNIs estão espalhados pelos estados de Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Virgínia.
- Os objetos estão sendo associados a drones e têm sido vistos com frequência, muitas vezes voando em grupos.
- Alguns foram avistados próximos ao Arsenal Picatinny, um complexo militar, e à pista de golfe de Donald Trump, em Bedminster, Nova Jersey, levando à imposição de restrições temporárias de voo pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).
Leia mais
- Aparições de OVNIs são investigadas pelo FBI nos EUA
- Trump sugere atirar em drones “misteriosos”; entenda o caso
- Estranhos objetos luminosos são avistados no céu do RJ
Drones são a explicação mais plausível
Apesar de ainda não haver uma explicação oficial para os fenômenos, especialistas ouvidos pelo The Guardian são enfáticos ao afirmarem que não há motivo para pânico. Segundo eles, o aumento nos avistamentos é um fenômeno esperado, uma vez que o tema está em evidência.
Muito parecido com aquele velho ditado: ‘Para um martelo, o mundo inteiro é um prego’. Bem, em Nova Jersey agora … para a pessoa no chão olhando intensamente para o céu, cada luz é um drone.
Will Austin, presidente do Warren County Community College, especializado em programas de treinamento de drones
Os números comprovam esta tendência. O FBI disse que recebeu mais de 5 mil relatos do tipo apenas nas últimas semanas. No entanto, menos de 100 exigiram uma investigação mais aprofundada, o que não revelou muita coisa. Já o departamento de polícia da cidade de Nova York informou ter recebido 120 ligações relatando avistamentos em um único fim de semana, mais do que o registrado em todo o mês de novembro.
O fato da maioria dos avistamentos acontecer à noite também não é uma coincidência. Drones e aviões podem ter as mesmas combinações de sistemas de luz vermelha, verde e branca, dificultando a distinção entre eles, especialmente sem indicação de distância.
Na minha experiência, era muito, muito comum que objetos no céu noturno, como aeronaves tripuladas, planetas e até satélites ou a Estação Espacial Internacional, fossem confundidos com um drone à noite.
Tom Adams, agente especial aposentado do FBI e atual diretor de segurança pública da DroneShield, que fornece sistemas de defesa contra drones
A distância também engana, como explica o diretor do Centro de Pesquisa e Operações de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Isso porque, no escuro, há uma ilusão de ótica que torna difícil dizer se um objeto está perto ou longe.
Passei 30 anos pilotando um helicóptero na marinha. Se algo está a 100 metros de distância ou se está a 60 quilômetros, você não sabe a que distância é. As pessoas estão vendo luzes no céu noturno, esse é o único fato que realmente sabemos.
John Slaughter, diretor do Centro de Pesquisa e Operações de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas da Universidade de Maryland
Ouvido pelo Olhar Digital, Roberto Pena Spinelli, que é físico pela Universidade de São Paulo (USP), apresentou mais uma possível explicação para o fato.
Um outro fenômeno que pode acontecer, e que talvez seja uma explicação para isso no Brasil, é que outras pessoas que estão vendo a repercussão do assunto começam a reproduzir o fenômeno. Então pessoas que têm drones começam a subir os seus para ‘causar’. São pessoas que querem ter seu minuto de atenção.
Roberto Pena Spinelli, físico da USP
Nos EUA, cerca de um milhão de drones estão registrados e, em um dia médio, cerca de 8.500 estão em voo, de acordo com o Departamento de Defesa do país. Por isso, os especialistas concordam que não há nada de sobrenatural ou ameaçador nos recentes avistamentos.
O post Luzes nos céus dos EUA: veja o que dizem especialistas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/30/ciencia-e-espaco/luzes-nos-ceus-dos-eua-veja-o-que-dizem-especialistas/