
O Brasil pode receber mais uma montadora elétrica chinesa nos próximos anos. A informação é do vice-presidente da XPeng, Brian Gu, em entrevista à Bloomberg TV.
O executivo disse que está monitorando de perto o mercado latino-americano, principalmente Brasil e México, que concentram os maiores volumes de vendas.
Leia mais
- Chinesas começam a produzir carros elétricos no Brasil esse ano – preços devem baixar?
- O futuro é mesmo elétrico? Veja os planos de cada montadora no Brasil
- Carregador ultrarrápido da Xpeng promete carga para 200 km em três minutos
Vale destacar que a XPeng em si não soltou nenhuma nota oficial sobre o tema. Não temos, portanto, nada concreto ainda sobre datas, planejamento e operações. Sabemos apenas dessa disposição manifestada pelo vice-presidente.
O Brasil costuma chamar a atenção das empresas estrangeiras por ser um mercado robusto dentro de um país continental. Nesse caso, porém, o movimento parece ter sido motivado por questões externas, principalmente políticas.
A marca já está presente em 30 países, entre China (seu maior mercado), Estados Unidos, Leste Asiático e Oriente Médio. Com as recentes tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, a XPeng se viu quase obrigada a buscar novas alternativas. Eis que surgiu essa declaração sobre a Europa e a América Latina.
Os carros da XPeng
- Algumas pessoas chamam a XPeng de “a rival chinesa da Tesla“.
- Isso por causa dos seus veículos elétricos ultra modernos – alguns são até parecidos com os modelos da marca americana.
- A XPeng nasceu em 2014, fruto da união de alguns executivos chineses, entre eles He Xiaopeng (ex-Alibaba) e Xia Heng (ex-GAC Group).
- A companhia contou, inclusive, com investimento de grandes empresas do país, como a própria Alibaba, Xiaomi e Foxconn.
- No mercado nacional, ela atua no segmento elétrico de luxo e concorre, principalmente, com a Denza e a Zeekr.
- O grande diferencial da XPeng é o seu foco em tecnologia e conectividade.
- Mais do que EVs, a montadora busca oferecer veículos inteligentes.
- São carros que incorporam algum nível de automação ou que vêm com um sistema de Inteligência Artificial, como mostrou o AutoEsporte.
- Isso inclui assistência de direção, ações por comando de voz e até um carregador sem fio.
- O catálogo da marca oferece atualmente seis modelos: os SUVs G3i, G6 e G9; os sedãs P5 e P7; e a minivan X9.

E os carros voadores?
Quem acompanha o Olhar Digital regularmente já deve ter visto o nome da XPeng ligado a esse assunto. A empresa possui um braço que pesquisa e monta somente esse tipo de veículo: a AeroHT.
Mais do que protótipos, a AeroHT já tem um planejamento pronto para vender esses carros voadores no mercado. O Land Aircraft Carrier, por exemplo, que é uma combinação de caminhonete com drone gigante, tem previsão de lançamento para 2026.
Outro modelo que chama bastante a atenção da marca é o Voyager X2, que já passou por uma série de testes e completou, no ano passado, o seu primeiro voo de baixa altitude na China. De acordo com a empresa, ele tem autonomia de 35 minutos no ar a pode chegar a 130 km/h.
É importante destacar que a XPeng não cogita trazer esse tipo de produto ao Brasil. Mas, como brasileiro, não custa nada sonhar, não é mesmo?
As informações são da Bloomberg Línea.
O post Mais uma montadora chinesa deve chegar ao Brasil – e ela faz carros voadores apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/03/carros-e-tecnologia/mais-uma-montadora-chinesa-deve-chegar-ao-brasil-e-ela-faz-carros-voadores/