1 de maio de 2025
Manchas redondas vermelhas aparecem nos céus dos EUA – saiba
Compartilhe:

No domingo (27), um astrofotógrafo de Flagstaff, no Arizona, EUA, flagrou uma mancha vermelha redonda no céu. David Blanchard também havia registrado o mesmo fenômeno três noites antes, na quinta-feira (24).

“Em cada caso, elas desapareceram depois de um ou dois minutos”, relatou Blanchard na legenda das imagens enviadas ao catálogo da plataforma de meteorologia e climatologia espacial Spaceweather.com.

Mancha vermelha registrada no céu de Flagstaff, no Arizona, EUA, em 24 de abril de 2025. Crédito: David Blanchard via Spaceweather.com

Algumas pessoas podem imaginar explicações curiosas para essas luzes. Seriam portais interdimensionais se abrindo? Um sinal enviado por civilizações alienígenas? Ou talvez o “olho” de alguma criatura gigantesca nos observando do céu? Ideias assim surgem sempre que algo estranho aparece acima de nós.

Leia mais:

  • Mancha escura misteriosa em Netuno é vista pela primeira vez da Terra
  • Luz espiral é vista no céu da Noruega após lançamento de foguete da SpaceX
  • Foguete da SpaceX cria buraco na ionosfera durante lançamento

Mancha vermelhas no céu são culpa da SpaceX

Mas, a explicação é bem mais simples e nada fantasiosa. Essas manchas são resultado de lançamentos da SpaceX. Nos dois dias, foguetes Falcon 9 colocaram satélites em órbita e, depois disso, fizeram uma manobra chamada “queima de desórbita”, jogando o segundo estágio de volta para a Terra.

Durante essa manobra, o foguete solta uma grande quantidade de água e dióxido de carbono. Quando essas substâncias se misturam com o oxigênio carregado eletricamente que existe na alta atmosfera, elas criam um brilho vermelho intenso, parecido com o das auroras boreais.

Esse tipo de fenômeno foi apelidado de “aurora da SpaceX”. Ele acontece com frequência: entre duas e cinco vezes por mês, segundo o astrônomo Stephen Hummel, do Observatório McDonald, no Texas.

Quem mora ou está de passagem na costa oeste dos EUA e quiser ver uma dessas luzes, é só acompanhar os lançamentos da SpaceX. As manchas geralmente aparecem cerca de 90 minutos depois da decolagem, especialmente em lançamentos noturnos.

Imagem capturada de Julian, Califórnia, após um lançamento de foguete da SpaceX em 19 de julho de 2023. Crédito: EarthSky Community Photos / Kamala Venkatesh

“Auroras da SpaceX” podem ajudar a entender a ionosfera

Mas, afinal, as auroras da SpaceX são boas ou ruins? “A frequência dessas nuvens vermelhas pode aumentar à medida que a SpaceX mira mais lançamentos no futuro”, diz Stephen Hummel, do Observatório McDonald, no Texas, que capturou o fenômeno em 2023. “Seu impacto na ciência astronômica ainda está sendo avaliado. Os satélites Starlink são um problema conhecido, mas os efeitos dos próprios lançamentos de foguetes são uma área crescente de atenção”.

O físico espacial Jeff Baumgarder, da Universidade de Boston, que estuda buracos ionosféricos há mais de 40 anos, destaca que esses eventos são uma oportunidade de ouro para a pesquisa. “Estamos encantados com as queimas de foguetes. Elas nos dão a oportunidade de explorar como o tráfego espacial afeta a ionosfera. A densidade ionosférica é diferente de noite para noite, então podemos aprender algo sobre a eficiência da química observando eventos assim”.

O post Manchas redondas vermelhas aparecem nos céus dos EUA – saiba o que são apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/01/ciencia-e-espaco/manchas-redondas-vermelhas-aparecem-nos-ceus-dos-eua-saiba-o-que-sao/