2 de setembro de 2025
Mar pode ‘engolir’ moais da Ilha de Páscoa até 2080,
Compartilhe:

Construídos pelo povo rapanui entre os anos 1250 e 1500, os famosos moais da Ilha de Páscoa, no Chile, estão ameaçados pelo aumento do nível do oceano. As estátuas podem ser ‘engolidas’ pelas ondas do mar até 2080, de acordo com um estudo publicado na revista especializada Journal of Culture Heritage.

“Sabemos que a elevação do nível do mar representa uma ameaça direta às costas em todo o mundo. A questão crucial não era se o local seria impactado, mas sim em quanto tempo e com que gravidade. Nosso trabalho teve como objetivo definir cronogramas”, disse o autor principal do estudo, Noah Poa.

Conduzida na Universidade do Havaí, em Manoa, a pesquisa identificou 51 patrimônios culturais que integram o Parque Nacional de Rapa Nui, Patrimônio Mundial da UNESCO, em situação de risco. Ondas sazonais deverão atingir principalmente a icônica plataforma cerimonial Ahu Tongariki, um dos principais pilares do turismo local.

Icônica plataforma cerimonial Ahu Tongariki abriga 15 moais (Imagem: Noah Paoa/Divulgação)

“Este estudo revela uma ameaça crítica à cultura e aos meios de subsistência rapanui. Para a comunidade, estes sítios são essenciais para reafirmar a sua identidade e apoiar a revitalização das tradições locais”, destacou Poa.

Como foi feita a pesquisa?

A equipe construiu um gêmeo digital detalhado do local de estudo e usou modelos computacionais avançados para simular o ambiente de ondas ao longo da costa. Depois, foram mapeadas as inundações causadas pelas ondas em cenários futuros de elevação do nível do mar.

A extensão da inundação foi então sobreposta a camadas geoespaciais contendo a localização de bens culturais fornecidos à equipe por parceiros locais, o que permitiu aos pesquisadores identificar as regiões que poderiam ser afetadas pelas ondas. 

“Nossa pesquisa em Rapa Nui serve como um modelo vital, demonstrando como podemos usar a ciência para prever riscos a locais sagrados, como heiau costeiros e sítios de sepultamento de ancestrais”, afirmou Poa. A proteção de Ahu Tongariki dependerá da construção de diques, reforço da costa e remoção dos monumentos para outras regiões.

Rapa Nui costa
Equipe de pesquisa se aproxima da costa de Rapa Nui (Imagem: Noah Paoa/Divulgação)

A equipe está agora utilizando os dados disponíveis sobre inundações costeiras para examinar os potenciais impactos da elevação do nível do mar no Havaí. No futuro, os pesquisadores, em colaboração com parceiros locais em Rapa Nui, planejam investigar mais a fundo os potenciais impactos dessa elevação sobre os bens culturais costeiros da ilha.

Leia Mais:

  • Ilha de Páscoa: 5 curiosidades e mistérios sobre o local e suas estátuas
  • Saiba os segredos que a Ilha de Páscoa guarda sobre as placas tectônicas e o manto da Terra
  • Calor gerado por desmatamento causa 28 mil mortes por ano

Alerta global

No ano passado, a UNESCO divulgou o Relatório do Estado do Oceano com um alerta sobre o ritmo acelerado de elevação do nível do mar: a taxa dobrou nos últimos 30 anos, totalizando 9 centímetros. O aquecimento das temperaturas oceânicas agora é responsável por 40% do aumento global do nível do mar.

As áreas costeiras são as mais afetadas — o órgão identificou cerca de 500 “zonas mortas”, onde quase não resta vida marinha devido à diminuição do teor de oxigênio. A UNESCO monitora mais de 230 reservas da biosfera marinha e mais de 50 sítios marinhos.

mapa unesco
Mapa da UNESCO revela patrimônios culturais ameaçados pela elevação do nível do mar (Imagem: Reprodução)

Uma análise recente revelou que 73% dos sítios do Patrimônio Mundial estão altamente expostos a riscos relacionados à água, como seca, estresse hídrico ou inundações em rios e costa. Os efeitos da elevação do mar já são vistos no Complexo de Monumentos de Hué, Vietnã, e nos fortes e castelos ao longo da costa de Gana, por exemplo.

O post Mar pode ‘engolir’ moais da Ilha de Páscoa até 2080, diz estudo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/01/ciencia-e-espaco/mar-pode-engolir-moais-da-ilha-de-pascoa-ate-2080-diz-estudo/