
Já pensou em uma usina de energia no espaço? Bem é isso que a China planeja há algum tempo e a construção ousada pretende ser um equivalente espacial da famosa Barragem das Três Gargantas. Conheça o ousado projeto da Academia Chinesa de Engenharia.
Ao contrário da maior hidrelétrica do mundo, no espaço a usina não será movida a água, mas será alimentada com energia solar. A vantagem é que os painéis poderiam receber luz do Sol 24 horas por dia, sem depender dos ciclos de dia e noite ou da interferência de nuvens.
Megaestrutura no espaço é algo extremamente ousado
Segundo o IFLScience, em palestra recente, Long Lehao, cientista de foguetes e membro da Academia Chinesa de Engenharia (CAE, na sigla em inglês), destacou a magnitude do projeto. “Estamos trabalhando neste projeto agora. É tão significativo quanto mover a Barragem das Três Gargantas para uma órbita geoestacionária a 36 mil km acima da Terra.”
Uma vez concluída, a estação orbital tem potencial para gerar quantidade de energia impressionante. De acordo com Long Lehao, “a energia coletada em um ano seria equivalente à quantidade total de petróleo que pode ser extraída da Terra”.
Como trazer essa energia para a Terra
Além do desafio logístico de usar foguetes para instalar uma base desse tamanho no espaço, existe ainda a necessidade de criar um meio de transferir essa energia para a Terra.
Leia mais:
- Como economizar energia elétrica durante o verão?
- Como usar ar-condicionado e ainda economizar na conta de luz? [8 dicas]
- Por que big techs devem apostar na energia nuclear em 2025?
A solução proposta é a transmissão sem fio, por meio de ondas de rádio de alta energia, que seriam recebidas por estações terrestres preparadas para converter essa energia em eletricidade utilizável. Mas isso, está longe de ser algo simples.
O post Megaestrutura no espaço pode ser construída pela China apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/03/ciencia-e-espaco/megaestrutura-no-espaco-pode-ser-construida-pela-china/