26 de novembro de 2024
Menos de um terço das escolas públicas têm computadores, diz
Compartilhe:

Apenas 29% das escolas públicas no Brasil dispõem de equipamentos tecnológicos, sejam computadores desktop, notebooks ou tablets, para uso dos alunos. Mesmo nesses casos, há apenas uma máquina para cada 10 estudantes. Na grande maioria dos casos, a qualidade da internet também não atende aos requisitos estabelecidos pelo governo federal.

Leia mais:

  • Comunidade LGBTI+ sofre mais com assédio online, diz estudo
  • 5 dicas para descobrir se um site, app ou serviço está fora do ar
  • Veja 8 soluções que podem resolver os problemas do WiFi na sua casa

Levantamento mediu tecnologia nas escolas públicas

  • Os dados são do levantamento Panorama da qualidade da Internet nas escolas públicas brasileiras, divulgado na quinta-feira (23);
  • O responsável foi o Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br);
  • O estudo se baseou em informações do Censo Escolar da Educação Básica 2023 e da rede de monitoramento de conectividade (Medidor Educação Conectada).
Apesar dos dispositivos, nem sempre há acesso à internet para os alunos (Foto: Bear Fotos/Shutterstock)

Estudo mostrou insuficiência de computadores e acesso nas escolas

Mesmo nas 29% escolas públicas que fornecem aos estudantes acesso a computadores e tablets, ainda não é suficiente. Há um dispositivo para cada 10 estudantes.

Em relação à conectividade, 89% das escolas públicas têm acesso à internet, mas só 62% a disponibilizam aos alunos, mesmo que para tarefas relacionadas às aulas. Algumas unidades usam a conexão apenas para tarefas administrativas, como na secretaria.

O quadro de qualidade da internet também não é positivo. Apenas 11% das escolas de ensino fundamental e médio têm planos de internet com velocidade considerada adequada pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.

A diretriz foi lançada pelo governo federal em setembro de 2023 e prevê velocidade de 1 Mbps por aluno no turmo com mais matriculados. Isso deve ser o suficiente para realizar transmissões ao vivo.

deepfake
Apesar dos dados, organização destaca melhora no panorama da qualidade (Imagem: Ground Picture/Shutterstock)

Acesso à tecnologia melhorou, mas ainda é realidade distante

Segundo o próprio NIC.br, a qualidade da internet nas escolas públicas avançou nos últimos anos.

Ainda assim, o uso pedagógico, com computadores e internet voltados para a aprendizagem do aluno, é uma realidade distante para a maioria das instituições.

Ao todo, foram 137.208 escolas estaduais e municipais espalhadas pelo país analisadas para o levantamento.

O post Menos de um terço das escolas públicas têm computadores, diz levantamento apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/24/internet-e-redes-sociais/menos-de-um-terco-das-escolas-publicas-tem-computadores-diz-levantamento/