23 de novembro de 2024
Meta usa IA para criar ‘clones’ de influencers
Compartilhe:

Você com certeza já ouviu falar de influenciadores e até pode ser que siga alguns nas redes sociais. Mas saiba que no futuro pode ser que eles não sejam humanos. Isso porque a Meta está trabalhando na criação de clones destas pessoas.

A empresa, dona do Instagram, WhatsApp e Facebook, quer aproximar os influenciadores de seus seguidores. Para isso, criará versões virtuais de figuras públicas e gerar respostas automatizadas com o estilo do criador de conteúdo para as mensagens enviadas por fãs.

Testes com a tecnologia já estão em andamento

Voltado para influenciadores, o Creator AI funciona dentro da AI Studio, plataforma da Meta que também servirá para criar personagens que não são baseados em pessoas reais.

Os personagens virtuais podem ser baseados no que os influenciadores publicam nas redes sociais, como as legendas de fotos do Instagram e as postagens no Threads. Os criadores ainda terão a opção de indicar os assuntos que seus “clones” devem evitar comentar.

Em demonstração da Meta, Mark Zuckerberg ‘conversou’ com versão virtual de influenciador (Imagem: reprodução/Meta)

A Meta diz que está fazendo pequenos testes no Instagram e no Facebook com criadores da América Latina e dos Estados Unidos que fazem vídeos em espanhol e inglês. O recurso Meta AI simulará a voz do falante em outro idioma e sincronizará seus lábios para corresponder a fala. A empresa ainda afirmou que planeja ampliar os idiomas disponíveis no futuro.

Leia mais

  • Quem são os influenciadores mais ricos do mundo em 2024, segundo a Forbes
  • Quem são os influenciadores mais ricos do Brasil em 2024, segundo a Forbes
  • Influenciadores do futuro? TikTok testa avatares de IA para ‘publis’
Creator AI permite criar versões virtuais de influenciadores (Imagem: divulgação/Meta)

Respostas criadas por IA serão sinalizadas ao público

  • Uma primeira versão da nova tecnologia, para interações em texto, começou a ser liberada em julho nos Estados Unidos.
  • Já um modelo mais avançado, que simula ligações de vídeo com influenciadores, ficará disponível no início de 2025 aos EUA.
  • Segundo a Meta, os criadores do Instagram podem configurar a tecnologia para responder rapidamente a perguntas comuns na DM e comentários nos stories do Instagram, por exemplo.
  • A empresa ainda destaca ter políticas para manter os usuários em segurança e ajudar a garantir que a novidade seja usada de forma responsável.
  • Uma delas é a sinalização das respostas geradas por inteligência artificial.

O post Meta usa IA para criar ‘clones’ de influencers apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/12/pro/meta-usa-ia-para-criar-clones-de-influencers/