20 de setembro de 2024
Compartilhe:

No último domingo (25), um objeto rasgou os céus da província do Cabo Oriental, na África do Sul. Testemunhas relataram ter avistado um rastro brilhante sobre a Baía de São Francisco, mas ninguém sabia ao certo o que estava vendo. Alguns chegaram a apontar a possibilidade de o fenômeno ter sido causado por algum satélite que estivesse reentrando na atmosfera da Terra enquanto queimava. Agora, cientistas da Universidade de Wits e de Nelson Mandela revelaram o que de fato aconteceu.

Origem da rocha espacial ainda é um mistério

Segundo os pesquisadores, um meteorito do tamanho de um carro entrou na atmosfera do nosso planeta a uma velocidade muito alta. A fricção com os gases atmosféricos fez com que o objeto se tornasse uma bola de fogo brilhante.

A equipe afirmou que existem relatos de fragmentos de um meteorito encontrado perto de Kirkwood, no Cabo Oriental. Isso fica a mais de 100 km de São Francisco, indicando uma área de queda “excepcional”.

Agora, os cientistas querem descobrir qual a possível origem da rocha espacial. Para isso, pretendem conversas com qualquer pessoa que tenha visto ou ouvido algo relacionado ao evento. As informações são da Universidade de Wits.

Leia mais

  • Análise de 200 meteoritos que caíram na Terra revela origem em crateras de Marte
  • Meteoro sacudiu Nova York, confirma NASA
  • Maior impacto de asteroide visto pela humanidade: conheça o evento de Tunguska
Exemplo de meteorito (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O que são meteoritos?

  • Cometas e asteroides podem se romper e originar pedaços menores que vagam pelo espaço.
  • Quando estes fragmentos atravessam a atmosfera da Terra, o atrito com os gases faz com que sejam queimados e emitam luz, sendo chamados de meteoros.
  • Caso consigam chegar ao solo, tornam-se meteoritos. 
  • Diferentemente de uma rocha do nosso planeta, eles costumam ter a crosta de fusão (uma camada escura e de textura parecida com a do vidro), formada pela queima durante a passagem pela atmosfera.
  • Além disso, muitos deles têm propriedades magnéticas.

O post Meteorito do tamanho de carro cruzou os céus da África do Sul apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/27/ciencia-e-espaco/meteorito-do-tamanho-de-carro-cruzou-os-ceus-da-africa-do-sul/