A bola de fogo que cruzou os estados de Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos, na última terça-feira (16), era de fato um meteoro. A NASA confirmou a informação em postagem nessa quarta-feira (17).
De acordo com a agência, em informações preliminares, os relatos dão conta de que houve um tremor em Nova York por volta das 10h da manhã (no horário local). No mesmo momento, a American Meteor Society registrou a entrada da bola de fogo na Terra.
Em uma simulação da rota do meteoro, a NASA estima que ele passou cerca de 80 quilômetros cima de região de Upper Bay. A bola ainda teria passado a uma velocidade de 54 mil km/h em cima da estátua da liberdade.
Mais dados são necessários para entender o efeito do meteoro
A NASA destaca ainda que as informações são preliminares e baseadas em “alguns relatos de testemunhas oculares e não há dados de câmeras ou satélite disponíveis atualmente para refinar a solução”.
Leia mais:
- Calendário astronômico de julho tem uma das chuvas de meteoros mais importantes do ano
- Como ver a chuva de meteoros Delta Aquáridas?
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
A agência informou ainda que nenhum meteorito, ou seja, nenhum fragmento do meteoro, foi produzido durante evento. Por tanto, não há danos confirmados decorrentes da passagem da bola de fogo.
O barulho alto e o tremor aparente foram relatados do sul de Nova Jersey até partes dos bairros do Queens e do Brooklyn, em Nova York, conforme o NYC Emergency Management (NYCEM). O órgão também esclareceu que não atendeu nenhuma emergência em relação à passagem do meteoro.
O post Meteoro sacudiu Nova York, confirma NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/17/ciencia-e-espaco/meteoro-sacudiu-nova-york-confirma-nasa/