13 de agosto de 2025
Microsoft é processada nos EUA por forçar ‘aposentadoria’ do Windows
Compartilhe:

Estimativas apontam que o Windows 10 está instalado em mais de 40% dos dispositivos do mundo. Mesmo assim a Microsoft decidiu “aposentar” o sistema operacional como forma de incentivar o aumento do uso do Windows 11.

O problema é que esta medida não foi recebida muito bem por alguns usuários. A prova disso é que um processo judicial foi aberto contra a empresa nos Estados Unidos. A big tech é acusada de forçar a substituição do sistema e monopolizar o mercado de máquinas com suporte à inteligência artificial.

Microsoft quer acelerar processo de atualização do sistema operacional (Imagem: Anton Watman/Shutterstock)

Preocupação com o roubo de dados

O processo (que pode ser conferido clicando aqui) foi apresentado no Tribunal Superior de San Diego, na Califórnia, por Lawrence Klein, dono de dois notebooks, ambos com o Windows 10. Ele se disse preocupado com o fato de seus dispositivos ficarem obsoletos em breve.

Segundo o autor da ação, a estratégia de negócios da Microsoft pode colocar a segurança dos dados de seus clientes e não clientes sob risco. Isso porque o fim do suporte favoreceria a ocorrência de ataques hackers. A gigante da tecnologia chegou a oferecer a extensão dos serviços para empresas até 2028, mas isso não foi considerado suficiente.

Holograma de cadeado aberto
Fim do suporte deixará dispositivos vulneráveis (Imagem: Song_about_summer/Shutterstock)

O processo ainda destaca que mais de 240 milhões de máquinas Windows não possuem hardware compatível com ferramentas de IA. Este é um dos requisitos para receber a atualização para o Windows 11. Desse modo, Klein pede que a justiça obrigue a empresa a garantir atualizações de segurança até que o número de dispositivos com Windows 10 caia a um nível inferior de 10% do total de usuários.

Leia mais

  • Windows 10 está com os dias contados; saiba o que fazer
  • Usa Office no Windows 10? Microsoft tem boa notícia para você
  • Windows 10 faz 10 anos: marcos, falhas e sucessos do sistema
Imagem do Windows 11 em um pc e celular
Suporte só será oferecido para o Windows 11 (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Microsoft recomenda atualizar o sistema operacional

  • A data limite do suporte para o Windows 10 é o dia 14 de outubro deste ano.
  • Após essa data, os dispositivos que executam o sistema operacional não receberão mais correções para problemas conhecidos.
  • Isso inclui atualizações de fuso horário, suporte técnico e até atualizações mensais de segurança e visualização contendo proteção contra as ameaças de segurança mais recentes.
  • Dessa forma, a companhia busca incentivar a atualização para o Windows 11.
  • Isso pode ser feito acessando a opção “Verificar se há atualizações” na barra de tarefas de seu computador.
  • Lá, caso o sistema operacional ainda seja antigo, aparecerá um botão para atualizar diretamente para o Windows 11.
  • Também é possível baixar o assistente de instalação e realizar o processo manualmente. Isso permite criar uma mídia de instalação via pendrive ou CD.

O post Microsoft é processada nos EUA por forçar ‘aposentadoria’ do Windows 10 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/12/pro/microsoft-e-processada-nos-eua-por-forcar-aposentadoria-do-windows-10/