21 de julho de 2025
Microsoft deixa o Bloco de notas ainda mais inteligente; conheça
Compartilhe:

Desde o lançamento do Windows 11, em outubro de 2021, usuários relatam problemas de desempenho, especialmente em determinados tipos de hardware. Reclamações vão desde queda de performance em jogos com CPUs híbridas até a sensação geral de que o sistema é mais lento do que o Windows 10. Agora, a Microsoft quer ir além das atualizações pontuais e aposta em uma nova estratégia para resolver essas falhas.

A empresa está pedindo feedback direto dos usuários sobre qualquer comportamento lento ou arrastado no sistema operacional. Para isso, uma nova versão de testes do Windows 11 foi lançada com um recurso que coleta automaticamente logs de desempenho, facilitando a identificação de problemas técnicos.

A Microsoft quer feedback de usuários do Windows 11 cujos computadores apresentam lentidão (Imagem: fizkes / Shutterstock.com)

Coleta automática para diagnosticar falhas no Windows 11

  • Segundo a Microsoft, participantes do programa Windows Insider agora podem ativar a coleta de dados de forma automatizada ao reportar problemas de lentidão.
  • O objetivo é usar essas informações para encontrar mais rapidamente a causa raiz de falhas de desempenho no sistema.
  • Esse novo sistema de registro faz parte do esforço da Microsoft para entregar melhorias significativas na performance e confiabilidade do Windows, especialmente com a chegada da atualização 25H2, prevista para o final de 2025.
  • A expectativa é que, com mais dados em mãos, a empresa possa acelerar o desenvolvimento de correções eficazes.
Homem utilizando um notebook com Windows 11 em uma mesa de madeira
Usuários do programa Windows Insider podem ativar a coleta de dados automatizada (Imagem: rawf8 / Shutterstock)

Leia mais:

  • 5 recursos do Windows para desativar e aprimorar o PC
  • 5 recursos do PC Windows que você deveria usar mais
  • 3 dicas para fechar aplicativos travados ou congelados no PC Windows

Melhorias anteriores já surtiram efeito

Não é a primeira vez que a Microsoft tenta otimizar o desempenho do Windows 11. Em 2023, a empresa fez ajustes que tornaram mais rápidos o menu Iniciar, a área de notificações e o painel de configurações rápidas. Também houve uma redução no impacto de aplicativos iniciados junto com o sistema, o que ajudou a melhorar o tempo de boot em máquinas mais antigas.

versão 21h2
A Microsoft fez ajustes para tornar o menu Iniciar mais rápido em 2023 (Imagem: RoSonic / Shutterstock.com)

Além das mudanças no sistema operacional, a Microsoft também quer melhorar a estabilidade dos drivers usados no Windows. Para isso, a empresa vai exigir que desenvolvedores passem a realizar análises estáticas de código como parte do processo de certificação de drivers, o que deve reduzir falhas antes mesmo da distribuição.

Com esse conjunto de ações, a Microsoft sinaliza que pretende tornar o Windows 11 mais eficiente, corrigindo os gargalos que ainda afetam a experiência de muitos usuários.

O post Microsoft quer acabar com lentidão no Windows 11 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/21/reviews/microsoft-quer-acabar-com-lentidao-no-windows-11/