![Barulho misterioso no fundo do oceano pode ter sido explicado](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2024/11/Barulho-misterioso-no-fundo-do-oceano-pode-ter-sido-explicado-1024x683.jpg)
Em 2011, uma equipe da Ocean X Team (empresa de exploração de águas profundas) localizou uma misteriosa anomalia de 18 metros no fundo do Mar Báltico. A descoberta estava a cerca de 91 metros de profundidade e havia deixado um rastro de 300 metros no leito marinho – provavelmente causado durante o pouso.
Entenda:
- Em 2011, uma anomalia misteriosa foi encontrada no fundo no Mar Báltico;
- O objeto estava a 91 metros de profundidade e havia deixado um rastro de 300 metros no leito marinho;
- Além disso, ele causava interferências em equipamentos elétricos localizados a menos de 200 metros de distância;
- Asteroides, materiais vulcânicos, submarinos alemães da Guerra Fria e até mesmo OVNIs estiveram entre as possíveis origens da anomalia;
- Algum tempo depois, sua verdadeira natureza foi revelada: um compilado de granito, gnaisse (rocha de origem metamórfica), arenito e basalto;
- O mais provável é que as rochas tenham sido carregadas até o local por geleiras.
As primeiras suspeitas acerca da natureza exata da anomalia foram desde um asteroide ou material vulcânico a um submarino alemão da Guerra Fria e até mesmo um OVNI. Além disso, a equipe percebeu que o objeto provocava interferências em equipamentos elétricos localizados a menos de 200 metros de distância.
Leia mais:
- Ilha tem papel central para desvendar anomalia magnética sobre o Brasil
- Redemoinho de algas no Mar Báltico impressiona, mas é perigoso
- Grande anomalia magnética é descoberta em lago lendário na Nova Zelândia
Anomalia misteriosa do Mar Báltico era compilado de rochas
Na época, à NDTV (como reportado pelo Daily Mail), Dennis Åsberg, fundador e CEO da Ocean X Team, afirmou estar “100% convencido e confiante de que encontramos algo muito, muito, muito único. […] Honestamente, tem que ser alguma coisa.”
A descoberta, claro, atraiu a atenção do mundo inteiro. Felizmente, não demorou até que o mistério fosse revelado – e a verdade é muito mais simples do que algumas teorias sugeriam.
![](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/shutterstock_2120455040.jpg)
O professor de geologia Volker Brüchert, da Universidade de Estocolmo, analisou amostras da anomalia e descobriu materiais como granito, gnaisse (rocha de origem metamórfica) e arenito, bastante comuns no Mar Báltico. Mas Brüchert também encontrou algo estranho: um único pedaço de rocha basáltica, que tem origem vulcânica.
Ao Live Science, Volker explicou como o basalto pode ter ido parar no local: “Como toda a região norte do Báltico é tão fortemente influenciada por processos de degelo glacial, tanto a feição quanto as amostras de rocha provavelmente se formaram em conexão com processos glaciais e pós-glaciais. Possivelmente essas rochas foram transportadas para lá por geleiras.”
O post Mistério de anomalia no fundo do Mar Báltico é revelado apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/05/olha-isso/misterio-de-anomalia-no-fundo-do-mar-baltico-e-revelado/