
A Sapient Intelligence, empresa sediada em Singapura, desenvolveu um modelo de IA inspirado no cérebro humano, mas que é 100 vezes mais rápido que o ChatGPT.
Chamado de Modelo de Raciocínio Hierárquico (HRM), o sistema alcança alta precisão nas respostas utilizando apenas mil exemplos de treinamento e 27 milhões de parâmetros, muito menos que modelos tradicionais de linguagem de grande porte, afirma matéria na AICERTs.
A nova IA de raciocínio funciona de forma parecida com o cérebro humano para tomar decisões mais rápidas. No nosso caso, infelizmente, não conseguimos processar as informações no mesmo ritmo – algumas coisas são analisadas rapidamente, em questão de milésimos de segundo, enquanto outras levam mais tempo.
Modelo pensa e raciocina como uma pessoa
Esse modelo de IA tenta imitar esse processo, organizando e combinando informações em vários níveis e velocidades para “pensar” de forma parecida com a nossa. “LLMs atuais dependem fortemente da indução por Cadeia de Pensamento, uma abordagem que frequentemente sofre decomposição frágil de tarefas, imensas demandas de dados de treinamento e alta latência”, explica a empresa em comunicado.
O sistema criado pela empresa, no entanto, supera essas restrições adotando três princípios fundamentais da computação cortical:
- Processamento hierárquico.
- Separação temporal
- Conectividade recorrente.
A corrente de pensamento permite que os modelos imitem o raciocínio humano, avaliando as probabilidades, e isso é apenas uma solução alternativa.
Guan Wang, fundador e CEO da Sapient Intelligence, em nota.
Wang explica que o modelo criado pela Sapient “pensa e raciocina como uma pessoa, não apenas calcula probabilidades para superar benchmarks”. Com isso, ele deve alcançar e superar a inteligência humana.

Desempenho acima dos modelos de IA atuais
Em um estudo publicado na arXiv, pesquisadores testaram o modelo da Sapient. Eles o avaliaram no ARC-AGI, um teste muito difícil usado para medir o quão perto uma inteligência artificial está de se tornar uma AGI (inteligência artificial geral, ou seja, capaz de pensar de forma ampla como um humano. Os resultados foram muito positivos.
Leia mais:
- O que é Nano Banana? Veja como usar a IA de imagens do Google gratuitamente
- ChatGPT deu dicas de como criar bombas durante testes de segurança
- Microsoft lança novos modelos de IA para textos e áudio; conheça
“O HRM registrou um desempenho de 5% no ARC-AGI2, superando significativamente o OpenAI o3-mini-high, o DeepSeek R1 e o Claude 3.7 8K, que dependem de tamanhos e extensões de contexto muito maiores”, explicou a empresa.
Na prática, o modelo da Sapient consegue fazer mais com menos dados, algo útil em áreas que não existe muita informação disponível, mas nas quais é preciso ter alta precisão. Por isso, a empresa já trabalha com instituições de saúde em diagnósticos complexos, como no caso de doenças raras.

Além da medicina, o sistema também pode melhorar previsões climáticas e ser aplicado na robótica, permitindo que robôs percebam e reajam em tempo real a mudanças no ambiente. E esses são apenas alguns exemplos de como o “cérebro artificial” da Sapient pode ser usado.
O post Modelo de IA promete raciocinar como humanos e superar ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/31/pro/modelo-de-ia-promete-raciocinar-como-humanos-e-superar-chatgpt/