
O Google vai começar a oferecer seu “Modo IA” fora dos Estados Unidos. O CEO da big tech, Sundar Pichai, anunciou que usuários na Índia poderão acessar o novo modo na Busca.
“Após uma resposta incrível no Labs, estamos começando a disponibilizar o Modo de IA na Busca para todos na Índia (em inglês, inicialmente)”, escreveu Pichai numa postagem no X.
“É uma reinvenção completa da Busca, e estamos empolgados para que ainda mais pessoas possam usá-la”, acrescentou.
O que é e como funciona o ‘Modo IA’ na Busca do Google
O “Modo IA” é um recurso de busca no estilo ChatGPT que fornece respostas geradas por inteligência artificial (IA) com base em fontes da web. Por enquanto, o recurso está disponível apenas em inglês.
Este modo foi criado para permitir que os usuários façam perguntas complexas e recebam respostas mais completas, segundo o Google.
O sistema divide as perguntas em partes menores, faz buscas na web e compila tudo numa resposta única e coesa. Com isso, o Google afirma que a ferramenta permite uma exploração mais profunda da internet.
Funciona assim:
- Usuário digita sua pergunta ou usa comandos de voz ou imagens para iniciar a busca;
- IA do Google analisa a pergunta e gera uma resposta resumida, com links para fontes relevantes;
- Usuário pode fazer perguntas complementares sobre o assunto, aprofundando-se na pesquisa e explorando diferentes perspectivas;
- “Modo IA” mantém um histórico da conversa, permitindo que o usuário retome a pesquisa em outro momento.

Essa nova funcionalidade aparece como uma aba no site principal do Google e em seu aplicativo para smartphones.
Diferente da “Visão geral criada por IA” – aqueles resuminhos que já aparecem em português e complementam a página de resultados – o Modo IA oferece um novo jeito de pesquisar no Google.
Leia mais:
- Polícia começa a usar aplicativo do Google para bloquear celulares roubados
- Como usar a pesquisa avançada no Gemini? Entenda a função “Deep Research” no chatbot
- Como utilizar o Gemini 2.5 Pro, nova versão de IA do Google
Busca do Google pode estar ameaçada, e há empresas querendo lucrar com isso
Uma nova geração de startups está emergindo para explorar a mudança radical no comportamento dos usuários na internet, que cada vez mais recorrem a plataformas de IA como ChatGPT em vez da busca tradicional do Google.

Isso tem aberto espaço para empresas que ajudam marcas a se posicionar nas respostas geradas por IA, em vez de apenas nos resultados de busca convencionais.
Startups como Athena, Profound e Scrunch AI criam ferramentas que analisam como modelos de IA coletam e apresentam informações.
- Athena: já atende mais de 100 clientes e rastreia como marcas são mencionadas por IAs como o ChatGPT;
- Profound: levantou mais de US$ 20 milhões para criar plataformas de monitoramento de respostas de chatbots;
- Scrunch AI: ajuda sites a se adaptarem para serem mais “legíveis” por sistemas de IA.
Essas empresas visam um futuro chamado de “zero clique”, no qual os usuários não precisarão mais visitar sites. Isso porque as respostas estarão diretamente nas interfaces de IA.
Isso ameaça o modelo de negócios do Google, baseado em cliques e tráfego gerado para sites parceiros, além de sua receita com publicidade. Mesmo com investimentos em ferramentas como o “Modo IA” e a “Visão geral criada por IA”, o Google corre o risco de perder espaço.
Entenda nesta matéria do Olhar Digital.
O post ‘Modo IA’ vai começar a aparecer no Google fora dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/08/internet-e-redes-sociais/modo-ia-vai-comecar-a-aparecer-no-google-fora-dos-eua/