24 de fevereiro de 2025
Moraes diz que big techs “não são enviadas de Deus”
Compartilhe:

Em um discurso a novos alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (24) que “as big techs não são enviadas de Deus, como alguns querem”.

“Elas não são neutras. São grupos econômicos que querem dominar a economia e a política mundial, ignorando fronteiras, ignorando a soberania nacional de cada país, ignorando legislações, para terem poder e lucro”, afirmou.

Como relatado pelo jornal Folha de S. Paulo, o ministro argumentou que a extrema-direita se apossou das redes sociais para atacar a imprensa livre, eleições e um Judiciário independente, que, segundo ele, são os pilares da democracia.

Ministro do STF diz que plataformas são usadas por grupos fascistas (Imagem: Carlos Moura/SCO/STF)

“Estamos começando a entender como se deu esse processo de transformar as redes sociais em instrumentos de uma ideologia nefasta, o fascismo, disseminando discursos de ódio, misoginia, homofobia e até ideias nazistas”, declarou.

No mesmo discurso, Moraes afirmou que grupos extremistas exploraram crises econômicas ocorridas nos últimos 40 anos, criando um sentimento de revolta entre parte da população, “especialmente homens brancos heterossexuais de meia-idade, que se sentiram ameaçados pelas mudanças sociais”.

“Em nenhum lugar do mundo esses grupos dizem que são contra a democracia. Eles dizem: ‘essa democracia tem fraudes’, então essa não vale. Se eu perder, não vale. Só tem democracia se eu ganhar. E para fortalecer a democracia, eu tenho que tomar o poder. Esse é o discurso”, disse.

Leia Mais:

  • Regulamentar redes é combater extremismo, diz secretário de organização internacional
  • Musk defendeu “Notas da Comunidade”; agora, se volta contra o recurso
  • Apple é alvo de processos da Meta e do Mercado Livre no Brasil; entenda
Montagem com fotos do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e de pessoa segurando celular com logomarca do X/Twitter na tela e, ao fundo, uma imagem da bandeira do Brasil
Moraes já suspendeu operações do X no Brasil (Imagem: Antonio Cruz – Agência Brasil/rafapress – Shutterstock)

Relação nada amistosa com as redes

Não é de agora a relação conturbada do ministro do STF com empresas de mídias digitais. Na semana passada, Moraes solicitou a exclusão da conta pessoal no X, um dia após aplicar uma multa de R$ 8,1 milhões contra a rede de Elon Musk por um caso envolvendo o blogueiro Allan dos Santos.

O caso ocorreu junto com outro processo que mira a canadense Rumble, uma plataforma de vídeos que ficou conhecida entre o público conservador dos Estados Unidos. A empresa processou o ministro na Justiça americana em uma ação conjunta com a empresa Trump Media & Technology, de Donald Trump.

O post Moraes diz que big techs “não são enviadas de Deus” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/24/internet-e-redes-sociais/moraes-diz-que-big-techs-nao-sao-enviadas-de-deus/