O mundo dos negócios e do showbiz lamenta a morte de Charles Dolan, um dos maiores nomes da TV a cabo, ou TV por assinatura, da história.
O legado dele inclui o lançamento da Home Box Office (HBO) em 1972 e a fundação da Cablevision, em 1973. Ele também lançou a estação de TV American Movie Classics, em 1984, e o News 12 na cidade de Nova York, o primeiro canal a cabo 24 horas com notícias locais nos Estados Unidos.
Leia mais
- Foco no streaming: Disney decide fechar canais por assinatura no Brasil
- Americanos estão trocando de streaming como trocam de roupa; entenda esse novo hábito
- Mais jovens preferem filmes e séries originais, diz pesquisa
De acordo com comunicado da família, Dolan faleceu no último sábado (28) de causas naturais. Ele tinha 98 anos e deixa 6 filhos, 19 netos e 5 bisnetos. Sua mulher, Helen Ann Dolan, morreu em 2023.
Segundo informa a revista Forbes, Dolan tem uma fortuna estimada de US$ 5,4 bilhões. Alguns de seus filhos continuam no ramo. James Dolan, por exemplo, é presidente executivo e CEO da Madison Square Garden Sports Corp, uma empresa que é dona das franquias Knicks e Rangers. Já Patrick Dolan é proprietário do grupo de comunicação Newsday Media.
O legado de Charles Dolan
- Antes da era dos streamings, a TV a cabo reinava quase absoluta.
- É verdade que nem todos tinham (ou ainda têm) o serviço, uma vez que os pacotes não são nada baratos.
- Mas é inegável a sua relevância, sobretudo por oferecer um cardápio variado, de desenhos a esportes, de filmes e séries a documentários.
- A TV a cabo foi por décadas sinônimo de entretenimento em todo o mundo e nada disso teria acontecido sem Dolan.
- Em novembro de 1972, a HBO transmitiu um jogo de hóquei seguido de um filme só para 365 lares do estado da Pensilvânia – que pagaram por isso.
- Foi a primeira transmissão de conteúdo exclusivo do mundo.
- A experiência deu tão certo quer Dolan começou a ampliar o serviço – que foi amplamente copiado depois disso.
- Outro case de sucesso foi a exibição da luta entre Muhammad Ali e Joe Frazier, direto das Filipinas, em 1975 – e também pela HBO.
- Os EUA experimentaram o boom da TV por assinatura nas décadas seguintes: de 1984 a 1992 foram investidos US$ 15 bilhões para o cabeamento de ruas.
- E a HBO sempre esteve na liderança desse movimento.
- O resto é história: a empresa se tornou uma das maiores do segmento e até hoje é relevante.
- A HBO tem seu próprio serviço de streaming e é responsável por grandes (e premiadas) séries e filmes, como Game of Thrones, Succession, Família Soprano e The Last of Us.
Dolan é o pai da TV a cabo?
A resposta é não. Muitos o consideram o pai do serviço por assinatura. Ou da ideia de cobrar por uma transmissão exclusiva. O cabeamento das TVs, no entanto, é mais antigo e data de 1948.
Um ano antes, em 47, o comerciante John Walson começou a vender televisões em Mahanoy City, na Pensilvânia. Só que o lugar fica no meio das montanhas e o sinal não chegava direito. Ou seja, suas vendas não engrenaram.
Um ano depois, em 48, ele teve a ideia de subir uma antena no topo de uma montanha próxima à sua loja. Walson, então, comprou cabos gigantescos e os conectou aos aparelhos da sua vitrine.
Aquilo gerou uma comoção na cidade – e alavancou os negócios do comerciante, que passou a vender as TVs e, junto a elas, o serviço de cabeamento à antena.
A ideia foi reproduzida em outras comunidades pequenas. E evoluiu nas mãos de Ed Parsons, que passou a usar antenas individuais – e não mais cabos.
Vale destacar, porém, que tudo isso se restringiu a experiências locais. A TV a cabo só se tornou um fenômeno nacional com Dolan e sua HBO, na década de 1970.
As informações são da CNN Internacional.
O post Morre o fundador da HBO e um dos pioneiros da TV a cabo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/30/cinema-e-streaming/morre-o-fundador-da-hbo-e-um-dos-pioneiros-da-tv-a-cabo/