
O financiamento climático foi destaque no último dia da 17ª Cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (7). Em declaração conjunta, os líderes dos países membros do grupo defenderam que é necessária uma mobilização global para angariar fundos contra as mudanças climáticas.
De acordo com o documento (cuja íntegra está disponível neste link), os países do Sul Global são os que menos possuem recursos para contribuir com adaptações às mudanças climáticas e também os mais vulneráveis aos seus efeitos.
“Os países em desenvolvimento serão os mais impactados por perdas e danos. São também os que menos dispõem de meios para arcar com mitigação e adaptação. O Sul Global tem condições de liderar um novo paradigma de desenvolvimento, sem repetir os erros do passado”, disse o presidente Lula na abertura da sessão.
O grupo destacou que a “vulnerabilidade da população dessas nações [do Sul Global] aos seus impactos são condições para o aumento urgente da proporção de financiamento”. O acordo firmado incentiva a mobilização do Sistema Monetário e Financeiro Internacional por medidas mais justas e eficazes de ampliação do financiamento climático.
Leia mais:
- O Brasil tem satélites em órbita? Descubra como funciona o programa espacial brasileiro
- Está sem sinal no iPhone? Veja como enviar mensagem via satélite
- Nanossatélite: o que é e como é lançado?
O bloco propõe que os países desenvolvidos “multipliquem exponencialmente sua provisão coletiva de finanças climáticas para adaptação e para sanar lacunas de adaptação, incluindo ao menos dobrar, até 2025, os níveis de financiamento para adaptação fornecidos em 2019”.

Um dos maiores desafios do nosso tempo
O texto classifica a mudança climática como “um dos maiores desafios do nosso tempo” e ressalta que os impactos desses eventos estão sendo “sentidos em todas as regiões do mundo, e reconhecemos que a natureza global da mudança climática exige a mais ampla cooperação possível”.

Um dos destaques do anúncio é o objetivo de atingir a marca de US$ 1,3 trilhão para ações climáticas em financiamento anual. Essa também é uma das metas do Brasil na COP30, que acontecerá em novembro, em Belém.
O post Mudança climática é “um dos maiores desafios do nosso tempo”, defendem países do BRICS apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/07/ciencia-e-espaco/mudanca-climatica-e-um-dos-maiores-desafios-do-nosso-tempo-defendem-paises-do-brics/