
Elon Musk tentou contar com o apoio de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, para financiar uma oferta de US$ 97,4 bilhões pela OpenAI no início de 2025. A informação foi revelada em documentos judiciais divulgados nesta quinta-feira (21).
O pedido aparece em meio a um processo em andamento entre Musk e a própria OpenAI, aberto no ano passado, como relatou o CNBC. O caso está sendo analisado em um tribunal federal no norte da Califórnia, onde recentemente foi autorizada a continuidade das ações de defesa da OpenAI contra Musk, que cofundou a empresa em 2015 ao lado de Sam Altman e outros.
Proposta e disputa judicial
Segundo o processo, Musk enviou uma carta de intenção (LOI, na sigla em inglês) a Zuckerberg, em fevereiro deste ano, para discutir potenciais acordos de financiamento ou investimentos na tentativa de compra da OpenAI. No entanto, nem o executivo da Meta nem a companhia assinaram o documento.
O movimento aconteceu em um momento de forte atrito entre Musk e Altman. Enquanto a OpenAI recebia bilhões em aportes da Microsoft e avançava como referência em inteligência artificial generativa, Musk demonstrava insatisfação com a transformação da organização em uma empresa com fins lucrativos.

Rivalidade com a OpenAI
Em paralelo, Musk lançou a xAI em 2023, com o objetivo de criar uma concorrente direta da OpenAI. Mais tarde, ele processou a companhia alegando quebra de contrato e tentando barrar sua mudança de estrutura para uma empresa de capital aberto.
A OpenAI, em contrapartida, afirma que a tentativa de aquisição de Musk foi um “sham bid” — uma oferta simulada que teria prejudicado os negócios da companhia. Além disso, acusa o bilionário de adotar práticas de “assédio” por meio de ações judiciais, declarações públicas e ataques em redes sociais.
Meta no centro da disputa
Os documentos apresentados à Justiça revelam que a OpenAI solicitou acesso a comunicações entre Musk, Zuckerberg e a Meta sobre a proposta de aquisição. A empresa argumenta que essas informações seriam relevantes para o processo.
Apesar disso, a Meta contestou o pedido, afirmando que a solicitação seria excessivamente onerosa e que a OpenAI deveria buscar os registros diretamente com Musk e a xAI. Procurada pelo CNBC, a companhia preferiu não comentar o assunto.

Leia mais:
- ChatGPT: como assinar o plano pago da inteligência artificial da OpenAI
- OpenAI fecha acordo bilionário para reduzir dependência da Microsoft
- O que é a Sora, a inteligência artificial da OpenAI que cria vídeos?
Investimentos em IA
Ainda nos autos, a OpenAI destacou que a Meta tem investido pesadamente no desenvolvimento de suas próprias tecnologias de IA, chegando a oferecer pacotes de remuneração acima de US$ 100 milhões a pesquisadores de ponta e tentando atrair funcionários da rival.
O advogado de Musk, Marc Toberoff, não respondeu aos pedidos de posicionamento do CNBC sobre o caso.
O post Musk pediu apoio de Zuckerberg em oferta bilionária pela OpenAI apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/22/pro/musk-pediu-apoio-de-zuckerberg-em-oferta-bilionaria-pela-openai/