
A Anthropic ultrapassou a OpenAI e agora lidera o mercado corporativo de modelos de linguagem, com 32% de participação por uso, segundo um relatório da Menlo Ventures divulgado nesta quinta-feira (31).
A OpenAI aparece em segundo lugar, com 25%. Essa mudança marca uma reviravolta significativa em relação a 2023, quando a OpenAI dominava com 50% e a Anthropic tinha apenas 12%.
Novas versões do Claude impulsionam a Anthropic
- A ascensão da Anthropic é ainda mais expressiva no segmento de codificação, onde detém 42% do uso corporativo — o dobro da OpenAI, que possui 21%.
- O salto de adoção é atribuído principalmente ao lançamento dos modelos Claude 3.5 Sonnet, em junho de 2024, e Claude 3.7 Sonnet, em fevereiro de 2025.
- Os novos modelos impulsionaram a popularidade da startup entre empresas e desenvolvedores.
Leia mais:
- ChatGPT vs Claude.AI: qual IA é melhor?
- Claude.AI: como usar inteligência artificial
- Quais são as principais empresas de Inteligência Artificial do mundo

Outras informações do relatório
O Google também ampliou sua presença no setor corporativo, embora em menor escala. Já no mercado de consumo, a OpenAI ainda se destaca: só o ChatGPT recebe mais de 2,5 bilhões de solicitações diárias de usuários.
Outro ponto do relatório mostra que empresas continuam preferindo modelos fechados. Mais da metade das companhias evita o uso de modelos de código aberto — que atualmente respondem por apenas 13% das cargas de trabalho corporativas, uma queda em relação aos 19% no início de 2025. A Meta ainda lidera entre os modelos abertos.

O post Não é o ChatGPT: pesquisa revela a IA preferida das empresas apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/31/pro/nao-e-o-chatgpt-pesquisa-revela-a-ia-preferida-das-empresas/