Nesta quarta-feira (19), com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital, a NASA realizou uma coletiva de imprensa para revelar imagens inéditas do cometa interestelar 3I/ATLAS. O evento, direto do Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland, reuniu especialistas para explicar o material obtido por diferentes missões da agência.
Estiveram presentes Amit Kshatriya, administrador associado da NASA, Nicky Fox, líder da Diretoria de Missões Científicas, Shawn Domagal-Goldman, diretor interino da Divisão de Astrofísica, e Tom Statler, cientista-chefe para corpos pequenos do Sistema Solar.
Descoberto em julho por astrônomos do Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês), um projeto financiado pela NASA para monitorar objetos que possam representar risco ao planeta, o 3I/ATLAS é apenas o terceiro visitante interestelar já identificado passando pelo Sistema Solar. Por isso, cada registro é considerado uma oportunidade científica rara.
Entre 2 e 3 de outubro, o 3I/ATLAS passou relativamente perto de Marte, a cerca de 30 milhões de km – bem menos que a distância de 270 milhões de km que o objeto vai estar da Terra na passagem mais próxima, em dezembro.

Na ocasião, a câmera HiRISE, instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, registrou imagens com resolução de cerca de 30 km por pixel.

Imagens ficaram retidas por mais de 40 dias
Apesar da grande importância científica, as imagens ficaram semanas sem análise ou divulgação. Isso ocorreu porque a NASA foi diretamente afetada pelo shutdown de 43 dias do governo dos EUA, que suspendeu parte das operações, reduziu equipes a serviços mínimos e atrasou o trabalho de setores inteiros.
Segundo o Space.com, muitos especialistas ficaram impedidos de acessar laboratórios, bancos de dados e sistemas internos essenciais para processar o material captado pelos telescópios. A pausa também atrasou cronogramas de revisão, validação e divulgação pública das imagens, criando um efeito dominó em outras etapas da pesquisa. Mesmo os setores que continuaram ativos tiveram de operar com menos suporte técnico e logístico, o que reduziu o ritmo de trabalho. Embora o processamento já tenha sido retomado, a interrupção deixou um atraso acumulado que a NASA ainda tenta compensar.
[Em atualização]
O post NASA apresenta imagens inéditas do cometa 3I/ATLAS apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/19/ciencia-e-espaco/nasa-apresenta-imagens-ineditas-do-cometa-3i-atlas/
