19 de novembro de 2025
NASA vai revelar ao vivo imagens inéditas do cometa 3I/ATLAS
Compartilhe:

Nesta quarta-feira (19), com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital, a NASA realizou uma coletiva de imprensa para revelar imagens inéditas do cometa interestelar 3I/ATLAS. O evento, direto do Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland, reuniu especialistas para explicar o material obtido por diferentes missões da agência.

Estiveram presentes Amit Kshatriya, administrador associado da NASA, Nicky Fox, líder da Diretoria de Missões Científicas, Shawn Domagal-Goldman, diretor interino da Divisão de Astrofísica, e Tom Statler, cientista-chefe para corpos pequenos do Sistema Solar.

Uma vista do cometa interestelar 3I/Atlas capturada da órbita de Marte com a câmera HiRISE no Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, em 2 de outubro de 2025. Crédito: HiRISE (MRO) – NASA / JPL-Caltech

Descoberto em julho por astrônomos do Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês), um projeto financiado pela NASA para monitorar objetos que possam representar risco ao planeta, o 3I/ATLAS é apenas o terceiro visitante interestelar já identificado passando pelo Sistema Solar. Por isso, cada registro é considerado uma oportunidade científica rara.

Entre 2 e 3 de outubro, o 3I/ATLAS passou relativamente perto de Marte, a cerca de 30 milhões de km – bem menos que a distância de 270 milhões de km que o objeto vai estar da Terra na passagem mais próxima, em dezembro. 

Captura do 3I/ATLAs feita pela sonda Psyche, em 18 de setembro de 2025. Crédito: NASA

Na ocasião, a câmera HiRISE, instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, registrou imagens com resolução de cerca de 30 km por pixel.

O cometa interestelar 3I/ATLAS capturado pelo Observat´rio Solar e Heliosférico (SOHO). Crédito: NASA

Imagens ficaram retidas por mais de 40 dias

Apesar da grande importância científica, as imagens ficaram semanas sem análise ou divulgação. Isso ocorreu porque a NASA foi diretamente afetada pelo shutdown de 43 dias do governo dos EUA, que suspendeu parte das operações, reduziu equipes a serviços mínimos e atrasou o trabalho de setores inteiros. 

Segundo o Space.com, muitos especialistas ficaram impedidos de acessar laboratórios, bancos de dados e sistemas internos essenciais para processar o material captado pelos telescópios. A pausa também atrasou cronogramas de revisão, validação e divulgação pública das imagens, criando um efeito dominó em outras etapas da pesquisa. Mesmo os setores que continuaram ativos tiveram de operar com menos suporte técnico e logístico, o que reduziu o ritmo de trabalho. Embora o processamento já tenha sido retomado, a interrupção deixou um atraso acumulado que a NASA ainda tenta compensar.

[Em atualização]

O post NASA apresenta imagens inéditas do cometa 3I/ATLAS apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/11/19/ciencia-e-espaco/nasa-apresenta-imagens-ineditas-do-cometa-3i-atlas/