
Já pensou em comer jabuticabas de Marte? O rover Perseverance, da NASA, encontrou algo semelhante por lá. Mas, calma: não são frutas extraterrestres, e sim formações rochosas curiosas que lembram pequenas esferas escuras. Em um comunicado, a agência comparou a mirtilos – mas, para facilitar, podemos pensar em jabuticabas, mais populares no Brasil.
A descoberta aconteceu na borda da cratera Jezero, em uma área chamada St. Paul’s Bay, onde o equipamento localizou uma rocha coberta por centenas dessas esferas, que chamaram atenção pelos detalhes inusitados. Algumas delas têm bordas angulares, outras são alongadas, e algumas apresentam até pequenos orifícios.
O rover chegou recentemente a uma região chamada Broom Point, escolhida pela NASA para análise porque imagens de satélite indicaram faixas de tons claros e escuros no terreno, sugerindo camadas rochosas antigas. Essas formações podem ter se originado em uma época em que Marte tinha água corrente e condições mais favoráveis à vida.
Outras “frutinhas” já foram vistas em Marte antes
Descobertas semelhantes já foram feitas antes. Em 2015, o rover Curiosity encontrou estruturas parecidas na cratera Gale, e o próprio Perseverance já observou texturas esféricas na cratera Jezero.
Na Terra, esferas assim podem surgir por diferentes processos naturais, como a interação de minerais com a água subterrânea ou até mesmo erupções vulcânicas e impactos de meteoritos.
Os cientistas ainda estão tentando entender a origem dessas “jabuticabas marcianas”. Uma possibilidade é que sejam concreções, formadas quando minerais se acumulam ao redor de um núcleo devido à ação da água. Outra hipótese é que tenham surgido a partir do resfriamento rápido de rocha derretida, seja por erupção vulcânica ou impacto cósmico.

Leia mais:
- Nova esperança? Marte pode estar escondendo muita água no subsolo
- Elon Musk diz que primeira missão do Starship a Marte será lançada em 2026
- Marte: descoberta inesperada reforça possibilidade de vida antiga
Além disso, a rocha onde essas esferas foram encontradas é considerada uma “rocha flutuante”, ou seja, não parece pertencer ao ambiente ao seu redor. Isso sugere que ela pode ter sido transportada de outro lugar, talvez relacionada às faixas escuras vistas do espaço. Agora, os pesquisadores analisam o contexto geológico para desvendar esse enigma.
O rover Perseverance continua explorando Marte em busca de pistas sobre a história do planeta. Cada nova descoberta ajuda a entender melhor como Marte evoluiu e se um dia teve vida. As pequenas esferas podem ser mais um indício de um passado aquático, tornando a cratera Jezero um dos locais mais promissores para investigações futuras.
O post NASA encontra “jabuticabas” em Marte? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/26/ciencia-e-espaco/nasa-encontra-jabuticabas-em-marte-entenda/