Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um aúdio de emergência vazou da Estação Espacial Internacional (ISS) na noite de quarta-feira (12), deixando a internet preocupada. A situação foi esclarecida, com a NASA explicando se tratar de um exercício simulado. De qualquer forma, uma atividade extraveicular (EVA) marcada para a quinta-feira (13) foi suspensa.
Agora, de acordo com o informado em uma coletiva de imprensa na terça-feira (18), a NASA já tem uma nova data para a caminhada espacial: a próxima segunda-feira (24). Além da alteração na data, há outra mudança significativa nesta que será a 90ª EVA dos EUA.
Originalmente, a atividade seria realizada pelos astronautas Tracy Dyson e Matt Dominick, ambos da NASA. “Quando Matt foi adaptado ao traje, ele sentiu algum desconforto”, disse a gerente do programa da NASA na ISS, Dana Weigel, na coletiva de imprensa.
Leia mais:
- Veja como São Paulo é vista da Estação Espacial
- Satélite australiano captura imagem da ISS (muito) de perto
- Bactérias na ISS sofrem mutação nunca vista na Terra
“Não conseguimos resolver isso naquele dia”, disse Weigel, explicando que cancelar a caminhada espacial já em andamento, caso o astronauta se sentisse incomodado no decorrer do processo, poderia deixar o trabalho fora da estação em uma configuração inacabada e representaria um risco desnecessário para a segurança da tripulação.
Desta vez, Matt Dominick não vai nem participar da atividade, sendo substituído por Mike Barrat, que fará companhia a Dyson.
Sobre essa troca, a NASA “já tinha planejado Barratt sair, então já tinha um traje pronto para ele”, disse Weigel na conferência, acrescentando: “Em vez de tomar o tempo extra com todas as outras atividades acontecendo, decidimos que fazia sentido ir em frente e usar Tracy e Mike, que iam fazer EVAs de qualquer jeito nessa série”.
Retorno da Starliner interfere na mudança de data da caminhada espacial
Segundo o site Space.com, entre os muitos acontecimentos a bordo da ISS aos quais ele se referia está a missão CFT-Starliner, da Boeing, com os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams. Os dois deveriam retornar à Terra uma semana após a chegada à estação espacial, em 6 de junho, mas a data de retorno já foi alterada por diversas vezes.
O primeiro adiamento foi para 22 de junho, para acomodar as atividades da EVA, e agora a NASA está mirando o dia 26 de junho para o retorno da missão.
Durante a caminhada espacial, Dyson e Barrat terão o objetivo de concluir a remoção de uma caixa eletrônica defeituosa, chamada de grupo de radiofrequência, de uma antena de comunicações na treliça de estibordo da estação. Também devem ser coletadas amostras de microrganismos para análise para entender a capacidade de sobrevivência e reprodução de micróbios no exterior da estrutura.
O post NASA remarca caminhada espacial suspensa após vazamento de áudio apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/19/ciencia-e-espaco/nasa-remarca-caminhada-espacial-suspensa-apos-vazamento-de-audio/