Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a passagem do furacão Milton pela Flórida durante a semana forçou a NASA a suspender o lançamento da sonda Europa Clipper à órbita de Júpiter.
De acordo com um comunicado da agência, a espaçonave foi recolhida no hangar da SpaceX no Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy (KSC), em Cabo Canaveral, na costa leste do estado, antes de o mau tempo se estabelecer, iniciando os procedimentos de segurança para furacões no domingo (6).
O lançamento estava programado para acontecer na quinta-feira (10), a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. No entanto, as previsões climáticas indicavam que a tempestade chegaria entre a véspera e o dia, o que de fato aconteceu.
Em um primeiro momento, a NASA apenas suspendeu o lançamento, sem nova data, depois, anunciou que seria este domingo (13). Em uma publicação no X (antigo Twitter), a conta oficial da missão revelou que agora a espaçonave decola na segunda-feira (14)
O perfil do Centro Espacial KSC no Xi afirma que os danos causados pelo furacão, como toldos rasgados e pequenas avarias em portas e semáforos, já foram solucionados, e o local está pronto para sediar o lançamento. “A Equipe de Avaliação e Recuperação de Danos concluiu sua avaliação do centro e de suas instalações e determinou que os funcionários podem retornar com segurança ao local para retomar o trabalho”, diz a postagem.
Leia mais:
- Missão irá levar mensagem de um mundo aquático para o outro
- Vídeo divulgado pela NASA mostra montagem de sonda que vai explorar lua de Júpiter
- Sonda Europa Clipper vai colidir com outra lua de Júpiter ao fim da missão
Europa Clipper é a maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária
Maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária, a sonda robótica Europa Clipper, movida a energia solar, conduzirá as primeiras investigações detalhadas da lua gelada de Júpiter, Europa. A sonda orbitará o planeta, realizando em torno de 50 sobrevoos naquela lua para determinar se há lugares abaixo da superfície que poderiam suportar vida.
Os cientistas da missão planejam usar um conjunto de instrumentos avançados a bordo da sonda para estudar a habitabilidade de um provável oceano escondido sob a espessa camada de gelo da lua Europa. Ao custo de US$5 bilhões (mais de R$28 bilhões), o equipamento inclui câmeras, analisadores de poeira e um radar capaz de penetrar no gelo e analisar a interação com o campo gravitacional de Júpiter.
Se tudo sair conforme o planejado, a sonda Europa Clipper deve chegar à lua Europa em 11 de abril de 2030.
A NASA agendou uma transmissão ao vivo para 6 de novembro, última data disponível na janela de lançamento. Caso as operações realmente se confirmem para segunda-feira (ou outro dia antes da data limite), o webcast será reprogramado.
O post NASA reprograma lançamento da missão Europa Clipper, adiado pelo furacão Milton apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/12/ciencia-e-espaco/nasa-reprograma-lancamento-da-missao-europa-clipper-adiado-pelo-furacao-milton/