Uma empresa de biotecnologia anunciou o nascimento do primeiro bebê concebido a partir de um embrião desenvolvido fora do corpo humano a partir de células-tronco. Chamado de Fertilo, o método é considerado mais seguro do que a fertilização in vitro convencional (FIV).
A técnica foi idealizada pela Gameto, uma empresa liderada por mulheres focada em saúde reprodutiva com sede em Nova York, Estados Unidos.
“Ao superar os principais desafios da FIV convencional, como longos ciclos de tratamento, efeitos colaterais significativos e a tensão emocional e física, a Fertilo fornece uma solução potencialmente mais rápida, segura e acessível para as famílias. Este marco marca uma virada na saúde reprodutiva”, disse a Dra. Dina Radenkovic, CEO e cofundadora da Gameto.
Leia Mais:
- “Botão de pausa” do desenvolvimento humano é descoberto
- Ovulação em tempo real é captada em vídeo pela 1ª vez; veja
- O que é fertilização ROPA e como funciona?
Como funciona o procedimento?
No método convencional, os ovários são estimulados a produzir mais óvulos do que o normal por meio de injeções de hormônio diárias. O ciclo pode durar de duas a três semanas, com até 90 aplicações durante o tratamento. Depois, os óvulos maduros são fertilizados por espermas em um laboratório até serem transferidos para o útero.
Já o novo procedimento cultiva células de suporte ovariano (OSCs) derivadas de células-tronco com um óvulo imaturo para imitar o processo natural de maturação do óvulo no laboratório. Segundo a empresa, o Fertilo evita 80% das injeções hormonais exigidas pela FIV tradicional e reduz o tempo de tratamento para três dias.
“A capacidade de amadurecer óvulos fora do corpo com intervenção hormonal mínima reduz significativamente riscos como a síndrome de hiperestimulação ovariana e alivia os efeitos colaterais causados por altas doses de hormônios”, disse o Dr. Luis Guzmán, líder da Pranor Laboratories, que supervisionou o procedimento no primeiro nascimento.
O primeiro “bebê Fertilo” do mundo nasceu na Clínica Santa Isabel em Lima, Peru. “Com menos injeções e um processo de recuperação de óvulos mais suave e menos invasivo, o método me deu esperança e segurança durante uma jornada profundamente pessoal”, disse a mãe em um comunicado divulgado pela empresa.
A Gameto tem autorização regulatória para atuar na Austrália, Japão, Argentina, Paraguai, México e Peru.
O post Nasce o 1º bebê concebido fora do útero com células-tronco apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/20/medicina-e-saude/nasce-o-1o-bebe-concebido-fora-do-utero-com-celulas-tronco/