23 de novembro de 2024
Naufrágios da Segunda Guerra Mundial são descobertos no Alasca
Compartilhe:

Os destroços de três navios militares usados durante a Segunda Guerra Mundial foram descobertos por arqueólogos nas proximidades das remotas Ilhas Aleutas, no Alasca. O conflito é frequentemente esquecido e recebeu o nome de a “batalha esquecida” pelos historiadores.

A história por trás dos naufrágios

  • As embarcações, dois cargueiros japoneses e um navio dos Estados Unidos que instalava cabos submarinos durante a guerra, foram descobertas no mês passado durante uma expedição à Ilha Attu, no extremo oeste das Aleutas.
  • Segundo historiadores, os navios do Japão foram afundados por bombas de aeronaves norte-americanas depois que as tropas japonesas invadiram a ilha em junho de 1942, cerca de seis meses após o ataque a Pearl Harbor.
  • Já a embarcação dos EUA afundou cerca de um mês após a invasão japonesa ter sido derrotada, durante os esforços para reforçar as defesas da ilha com a construção de uma nova base aérea.
  • O naufrágio teria sido causado por uma colisão com outra estrutura ainda desconhecida.
  • As informações são do Live Science.
Pesquisadores usaram sonar avançado para localizar os destroços no fundo do mar (Imagem: ThayerMahan)

Leia mais

  • Entenda como um naufrágio de três mil anos desafia a história da navegação
  • Naufrágio em alto mar mais antigo do mundo é descoberto
  • Lápides medievais são resgatadas de naufrágio mais antigo da Inglaterra

A disputa pelo controle do Pacífico

De acordo com os pesquisadores, os navios japoneses seriam usados para realizar diversos ataques contra pontos dos EUA. No entanto, com o avanço da guerra, o governo do Japão decidiu abandonar as embarcações e ordenar que elas resistissem o máximo que pudessem.

Attu e a ilha vizinha de Kiska foram as únicas partes da América do Norte invadidas e ocupadas por um inimigo estrangeiro durante a Segunda Guerra Mundial, embora aviões de guerra japoneses também tenham bombardeado outras ilhas na região.

Naufrágio da Segunda Guerra Mundial (Imagem: ThayerMahan)

Em resposta, os Estados Unidos passaram cerca de um ano bombardeando alvos japoneses com aviões de guerra e, posteriormente, conseguiram expulsar os inimigos. A Batalha de Attu custou a vida de 2.351 japoneses e 549 soldados dos aliados em maio de 1943.

O post Naufrágios da Segunda Guerra Mundial são descobertos no Alasca apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/20/ciencia-e-espaco/naufragios-da-segunda-guerra-mundial-sao-descobertos-no-alasca/