29 de julho de 2025
Nem China, nem Noruega, nem EUA: há um país se
Compartilhe:

O Nepal se tornou discretamente um líder global na adoção de veículos elétricos: 76% dos carros novos vendidos no país em 2024 eram elétricos, em contraste com a média global de 20%.

Essa transformação rápida é resultado da combinação de energia hidrelétrica abundante, incentivos fiscais, infraestrutura crescente e a entrada agressiva de veículos acessíveis da China, como explica o New York Times.

Impostos baixos, energia hidrelétrica e carros chineses impulsionam a eletrificação das estradas do Nepal – Imagem: Ralf Hahn / Shutterstock

Investimentos que possibilitam esse cenário

  • Desde uma crise de combustível em 2015, o Nepal vem investindo fortemente em energia renovável.
  • Hoje, com uma rede elétrica limpa e estável, abastecer um carro elétrico custa até 15 vezes menos que um a gasolina.
  • Para incentivar a transição, o governo reduziu os impostos de importação para veículos elétricos de 180% para até 40%.
  • Um Hyundai elétrico, por exemplo, custa menos que seu equivalente a combustão.

Marcas chinesas como BYD dominam o mercado, apoiadas por concessionárias locais como a de Yamuna Shrestha, que planeja vender 4.000 carros em 2025. A mudança tem gerado novas oportunidades econômicas no setor automotivo do país.

Leia mais:

  • Vendas globais de veículos elétricos crescem 28% em 2025; China lidera
  • Tesla x BYD: quem está melhor no impacto ambiental?
  • Carros híbridos decolam no Brasil; veja quem mais vende
Imagem mostra estação de carregamento de veículos elétricos.
Setor automotivo do país tem crescido com a ascenção dos carros elétricos (Imagem: Es sarawuth/Shutterstock)

No que o país ainda busca melhorar

Apesar do sucesso, há desafios. A infraestrutura de recarga ainda é limitada, a política nacional é instável, e a maior parte do transporte público e de duas rodas ainda depende de combustíveis fósseis.

A operadora estatal Sajha opera apenas 41 ônibus elétricos, embora precise de pelo menos 800 para atender Katmandu adequadamente.

Mesmo sendo um mercado pequeno, o Nepal demonstra como políticas inteligentes, energia limpa e veículos acessíveis podem impulsionar rapidamente a transição elétrica — um modelo potencialmente replicável em outros países em desenvolvimento.

Nepal supera grandes potências com políticas simples e energia limpa abundante (Imagem: Darunrat Wongsuvan/Shutterstock)

O post Nem China, nem Noruega, nem EUA: há um país se tornando o “paraíso” dos carros elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/29/carros-e-tecnologia/nem-china-nem-noruega-nem-eua-ha-um-pais-se-tornando-o-paraiso-dos-carros-eletricos/