
A posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em janeiro deste ano, ficou marcada pela presença dos principais empresários do setor de tecnologia. Uma imagem que já indicava uma forte disputa de influências.
Quem saiu na frente foi Elon Musk, que apoiou o republicano ainda na corrida eleitoral. No entanto, o afastamento entre os dois abriu espaço para um novo “braço direito” da Casa Branca. E parece que a posição já foi ocupada.
Disputa por influência política
- De acordo com reportagem da CNBC, uma das apostas mais óbvias para substituir Musk e ganhar a confiança de Trump seria Tim Cook, CEO da Apple.
- De fato, o empresário foi um dos principais apoiadores do republicano durante o seu primeiro mandato, de 2017 a 2020.
- Desta vez, no entanto, a guerra comercial e o impasse envolvendo a fabricação dos iPhones descartaram uma retomada do relacionamento.
- Já Jeff Bezos, da Amazon, também reclamou publicamente da guerra comercial promovida pelo presidente dos EUA.
- Quem despontou neste cenário foi o líder da empresa mais valiosa do mundo.
Leia mais
- Como Nvidia convenceu Trump a liberar venda de chips para China
- Apple na mira: Trump aumenta pressão sobre Tim Cook e produção internacional
- Na briga entre Trump e Musk, como fica o Vale do Silício?

CEO da Nvidia está cada vez mais próximo de Trump
Nas últimas semanas, a influência política de Jensen Huang, CEO da Nvidia, aumentou consideravelmente. Uma prova disso foi a obtenção de uma liberação para retomada das vendas dos chips semicondutores da empresa para a China.
O empresário se reuniu com Trump várias vezes neste ano, inclusive participando de uma viagem ao Oriente Médio que resultou no anúncio de grandes investimentos em inteligência artificial. Os acordos foram comemorados pela Casa Branca e aumentaram o prestígio de Huang.

Para Paul Triolo, vice-presidente sênior para a China e líder de política de tecnologia do DGA-Albright Stonebridge Group, embora “o presidente Trump pareça ser um grande fã” de Huang, ainda não está claro exatamente onde o governo dos EUA traçará a linha sobre as restrições de chips. Assim como aconteceu com outros empresários do setor, a relação pode se desgastar no futuro.
O post Nem Musk, nem Bezos: outro bilionário virou o ‘queridinho’ de Trump apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/22/pro/nem-musk-nem-bezos-outro-bilionario-virou-o-queridinho-de-trump/